QUESTÃO 4
Embora os escravos tenham sido usados massivamente na produção de gêneros de exportação, como o açúcar, o tabaco e na mineração, eles também trabalharam em outros setores econômicos. Boa parte do que era consumido dentro da colônia era produzida por escravos. Não foi por acaso que, no século XVIII, o padre Antonil disse que os escravos eram as mãos e os pés dos senhores da América Portuguesa. [...] Outra atividade que teve presença importante dos escravos foi a pecuária, tanto no interior do sertão nordestino como nos pampas do atual estado do Rio Grande do Sul, os escravos trabalharam na criação e no abate de animais. (SANTOS, 2017, p. 190). A partir destas reflexões, considere as afirmações abaixo:
SANTOS, Ynaê Lopes dos. História da África e do Brasil Afrodescendente. Rio de Janeiro: Palhas, 2017.
I – Segundo o padre Antonil os escravos eram as mãos e os pés dos senhores. Neste âmbito, compreendemos que os escravos africanos eram imprescindíveis para o desenvolvimento das atividades econômicas coloniais.
II – Podemos considerar que os africanos escravizados foram explorados em diferentes atividades econômicas. Enquanto os homens escravos trabalhavam nos campos, as mulheres eram exploradas em atividades domiciliares.
III – O trabalho na América Portuguesa era massivamente desenvolvido por cativos oriundos do continente africano. Contudo, isso não impedia a presença de trabalhadores assalariados nas diferentes atividades econômicas da colônia.
IV – As atividades desenvolvidas pelos africanos escravizados mencionadas no excerto de Santos (2017) são exclusivamente no meio rural. Estes cativos por sua vez eram também conhecidos como escravos do eito e podiam ser tanto boçais quanto ladinos.
Estão corretas em que se lê em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, II e III apenas.
Alternativa 2:
II e III apenas.
Alternativa 3:
I, III e IV apenas.
Alternativa 4:
III e IV apenas.
Alternativa 5:
Todas as alternativas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
Resposta: alternativa 3
Explicação: o item II está com informações equivocadas acerca do trabalho realizado pelos escravizados.
franco347:
está correta?
Perguntas interessantes