Questão 4/5 - Teorias Contemporâneas das Relações Internacionais
O papel de desconstrução de estereótipos faz parte, ainda, de um movimento mais amplo de valorização das experiências políticas e culturais não hegemônicas e historicamente silenciadas das periferias globais.
Fonte: rota de aprendizagem da aula 5, tema “O Pós-colonialismo e sua perspectiva crítica”, adaptado.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina “Teorias Contemporâneas das Relações Internacionais”, examine as assertivas abaixo, e assinale a alternativa que faz uma análise correta.
I. O pós-colonialismo denuncia a “violência epistêmica” que anula a subjetividade dos colonizados na construção dos discursos e representações de oposição entre europeus e não europeus.
II. O pós-colonialismo recusa o essencialismo das identidades e distinções binárias em função de cor, raça e outras categorias, e enxerga na produção intelectual periférica um importante recurso de subversão da condição subalterna.
A
A primeira assertiva está correta e a segunda está incorreta.
B
As duas assertivas estão corretas, e a segunda contém elementos que complementam a primeira.
C
A primeira assertiva está incorreta e a segunda está correta.
D
As duas assertivas estão incorretas.
E
As duas assertivas estão corretas, porém elas abordam assuntos que são completamente distintos, e não existe nenhuma relação entre elas.
Soluções para a tarefa
O pós-colonialismo é uma perspectiva conceitual que busca analisar como determinados lugares e pessoas são construídos como subalternos em relação aos que são tidos como superiores e desenvolvidos.
A abordagem mostra que essa construção envolve relações históricas de poder entre o "Primeiro" e o "Terceiro Mundo", hoje conhecidos por Norte e Sul Global.
Os estudos pós-coloniais apontam para a construção de novas epistemologias e paradigmas de análise sócio-cultural, agindo na valorização de saberes não hegemônicos que provém dos países periféricos.
Espero ter ajudado.
Resposta: Letra B : As duas assertivas estão corretas, e a segunda contém elementos que complementam a primeira.
Explicação: As duas assertivas estão corretas, e a segunda contém elementos que complementam a primeira. “O pós-colonialismo denuncia a “violência epistêmica” que anula a subjetividade dos colonizados na construção dos discursos e representações de oposição entre europeus e não-europeus. O pós-colonialismo recusa o essencialismo das identidades e distinções binárias em função de cor, raça e outras categorias, e enxerga na produção intelectual periférica um importante recurso de subversão da condição subalterna, capaz de estabelecer novos referenciais e combater a hegemonia política e cultural do Ocidente”.
Fonte: rota de aprendizagem da aula 5, tema “O Pós-colonialismo e sua perspectiva crítica”, adaptado.