Questão 2) No Brasil as políticas ambientais apoiaram-se intensamente no uso de regulamentações formuladas e executadas por órgãos da administração indireta dos três níveis do governo. Porém, há diversos fatores que explicam o relativo fracasso das estruturas regulatórias que visam controlar o uso predatório dos recursos naturais renováveis e não renováveis (1,0).
I - Não preocupação em se estimar os custos e benefícios diferenciados das ações regulatórias para os diversos grupos sociais, setores produtivos e regiões impactados por essas ações ou em analisar quem ganha e quem perde se essas ações forem efetivamente implementadas.
II - Tradição de submeter às autoridades econômicas do Orçamento e do Tesouro as implicações das despesas de custeio e de investimento previstas para ações regulatórias mais significativas.
III - Na implementação de um programa regulatório haver a necessidade de um volume significativo de recursos públicos financeiros escassos.
IV – A não prática em se buscar alternativas de políticas mais desejáveis em termos de menores custos administrativos, maior eficácia e efeitos distributivos para que os mesmos objetivos da regulamentação sejam atingidos.
Os fatores que explicam o fracasso são apenas:
a) I e II.
b) I, II e III.
c) III e IV.
d) I, II e IV.
e) I, III e IV.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Os fatores que explicam o relativo fracasso das estruturas regulatórias que visam controlar o uso predatório dos recursos naturais renováveis e não renováveis são as afirmativas I, III e IV. Letra E.
Fracasso da Estrutura Regulatória do Uso dos Recursos Naturais
Existe uma estrutura que regula o uso dos recursos naturais, para que não se torne uma ação predatória, fazendo com que estes acabem, impactando no consumo de produtos dos quais dependam a sobrevivência da Humanidade.
Os fatores que justificam o fracasso da estrutura regulatória que controlam o uso desenfreado e irresponsável dos recursos naturais renováveis e não renováveis são:
- a falta de preocupação com os custos das ações regulatórias;
- a falta de recursos públicos financeiros para implementar regulamentos voltados a esta área;
- a falta de políticas públicas mais eficazes e com custos menores para atingir os objetivos de regulamentação.
Mais informações sobre Políticas Ambientais podem ser encontradas neste link: https://brainly.com.br/tarefa/34860583#:~:text=As%20pol%C3%ADticas%20ambientais%20devem%20ser,entidades%20da%20sociedade%20civil%20organizada.
#SPJ2