Direito, perguntado por kelyeniparis, 2 meses atrás

Questão 10/10 - Relações Trabalhistas

Todos os princípios do direito do trabalho objetivam a proteção do trabalhador, porém existe o Princípio de Proteção ao Trabalhador, que busca explicitar, ainda mais, este pressuposto. Dentro do Princípio da Proteção ao Trabalhador, existe uma subdivisão em três subprincípios.

Analise as sentenças a seguir acerca destes subprincípios, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.

I. ( ) O subprincípio “do in dubio pro operario” também é conhecido como subprincípio “in dubio pro misero” e determina que em caso de dúvida ao julgar uma situação de conflito, a decisão deve ser em favor do empregador, considerando os termos acordados entre ambos;

II. ( ) O subprincípio “da condição mais benéfica” se aplica às clausulas contratuais relativas ao contrato de trabalho ou ao regulamento da empresa empregadora;

III. ( ) O subprincípio “da norma mais favorável” permite a eleição de uma regra hierarquicamente inferior dentro da ordem jurídica, se esta proporcionar vantagens ao trabalhador.

IV. ( ) A diferença entre o subprincípio “da condição mais benéfica” e o subprincípio “da norma mais favorável” é que o primeiro trata de normas contratuais internas da empresa e o segundo de normas de ordem jurídica.

Agora, marque a sequência correta.

A V, F, F e V
B V, V, F e F
C F, F, V e F
D F, V, V e V
E F, V, F e V

Soluções para a tarefa

Respondido por lucimarodrigue
6

Resposta:

Resposta correta é a letra C

Explicação:

Respondido por Regisfau
1

O Princípio de Proteção ao Trabalhador busca proteger os direitos do trabalhador. A resposta correta é a letra D.

“do in dubio pro operário”:

Esse termo, do latim, estabelece que, em caso de dúvida, o Direito deve aplicar a regra que garanta o direito do empregado.

Da condição mais benéfica:

Garante que quando há mais de uma regra sobre a mesma situação, no contrato do empregador, prevalecerá a que traz benefício para o empregado.

Da norma mais favorável

Quando no ordenamento jurídico houver mais de uma norma vigente sobre a mesma situação, será aplicada a mais vantajosa para o empregado.

Diferença entre “da condição mais benéfica” e “da norma mais favorável”

  • da condição mais benéfica – prevalecerá, dentro das regras contratuais da empresa, a que for mais benéfica para o empregado.
  • norma mais favorável – no ordenamento jurídico, quando há mais de uma regra sobre o mesmo tema, prevalecerá a mais favorável para o empregado.

Mais informações sobre Princípio de Proteção ao Trabalhador, poderá ser encontrado no link:

https://brainly.com.br/tarefa/24557763

#SPJ2

Perguntas interessantes