QUESTÃO 1
Quando você fica em pé ou sentado por longos períodos, a bomba muscular da panturrilha, que transporta o sangue das pernas através do sistema venoso de volta para o coração, deixa de funcionar adequadamente. O sangue se acumula nas veias. Isso provoca vazamento de líquidos nos tecidos adjacentes e as pernas se incham.
O retorno venoso ruim pode ocorrer também quando os vasos se alargam com as altas temperaturas do verão. As pernas podem inchar em cômodos quentes demais ou em cômodos com aquecimento sob o piso. Em geral, o inchaço começa nos tornozelos, ponto mais baixo da grande veia safena superficial.
Entretanto, todos os que sofrem com pernas cansadas devem ser examinados por um médico para determinar se os sintomas não estão sendo causados por uma doença venosa grave.
Sendo assim, antes de qualquer tipo de manuseio é essencial a realização da anamnese, sendo que qualquer tipo de relato que o paciente venha a faze sobre doenças pré-existentes é necessário pedir autorização para o médico que a acompanha para seu respaldo e pensando no bem-estar e saúde do seu paciente, desta forma você passará ainda mais credibilidade e diminuirá problemas futuros.
A seguir, você pode observar através da figura abaixo, o edema localizado em membros inferiores que, devido à má circulação venosa, teve um aumento da pressão venosa, acarretando ao acúmulo de fluídos.
GOZZI, S. Técnicas de Massagem. Maringá: UniCesumar, 2020.
Diante do assunto exposto, responda as questões a seguir:
1- O edema pode ser divido em dois, cite quais são eles e descreve suas definições.
2- Descreva como ocorre o edema, caracterizando os termos transudato e exudato.
Soluções para a tarefa
Resposta: O edema ocorre devido a um acúmulo de líquido no espaço intersticial e esse líquido pode ser classificado em transudato e exsudato.
Explicação: pág 49 do livro de estudos.
Transudato - Ocorre pela diminuição da pressão oncótica e aumento da pressão hidrostática e é um líquido pobre em proteínas;
Exsudato - Ocorre por aumento da permeabilidade vascular, sendo um líquido turvo e rico em proteínas, rico em células e, principalmente, células inflamatórias.
1 - O edema pode ser de origem linfática ou vascular. Nesse sentido, quando se trata de um edema linfático, ele é decorrente normalmente de uma obstrução dos vasos linfáticos, como é o que ocorre em doenças como a filariose ou elefantíase. Assim, aumenta-se a pressão nesses vasos, o que propicia o extravasamento de líquido dos vasos para o espaço intersticial, ou seja, entre as células.
Já nos casos de edema vascular, ele é decorrente de uma falha no retorno venoso do sangue, normalmente nos membros inferiores. Isso pode ocorrer após longos períodos em pé ou quando há falhas no sistema de válvulas presentes nas veias. Assim, aumenta-se a pressão dentro dos vasos ocasionando o edema.
2 - O edema ocorre devido ao aumento da pressão hidrostática dentro dos vasos, assim, aumenta a permeabilidade de líquido através dos vasos, fazendo com que ele passe para o espaço intersticial. Quando isso ocorre, o líquido pode ser um transudato, ou seja, que contém pouca quantidade de proteínas, ou exsudato, quando há líquido, células, fragmentos celulares e proteínas. Normalmente, o exsudato está mais relacionado a processos inflamatórios.
Outra questão sobre edemas:
https://brainly.com.br/tarefa/50212728