Pedagogia, perguntado por imareisa90, 11 meses atrás

Questão 1 Michel Foucault investigou os discursos que condicionam as formas de ver, julgar e analisar a maneira pela que a cultura contemporânea determina as condições de possibilidade do novo. GERALDI, Débora. Fundamentos Sociológicos da Educação: Pierre Bourdieu e Michel Foucault. Caderno de Atividades. Valinhos: Anhanguera Educacional, 2014, p.6. O interesse de Foucault era de analisar e estudar: I - Os poderes implícitos e invisíveis, ligados a instituições de saberes. II – As evidências das estruturas conceituais que determinam as articulações entre o saber e o poder. III – Todas as formas de vida, macroscópica ou microscópica, pesquisar a origem, a evolução, a estrutura e o funcionamento dos organismos. Analisar as relações entre os diversos seres e entre eles e o meio ambiente. Estão corretas: a. Somente a I e III. b. Somente a II. c. Somente a I e II. d. Somente a II e III. e. Todas estão corretas. Questão 2 Pierre Bourdieu é conhecido pelos educadores por direcionar ideias articuladas a mostrar de que forma os grupos sociais instruídos, grupos profissionais ou classes usam o capital cultural como estratégia social para manter ou ganhar status e respeito na sociedade. Bourdieu analisou o funcionamento do sistema escolar e concluiu que: I - O sistema de ensino proporciona iguais condições para que todos consigam prosperar economicamente. II - A Escola é um espaço democrático que possibilita a todos, indistintamente, condições para obterem sucesso em sua vida profissional. III - Em vez de ter uma função transformadora, ele reproduz e reforça as desigualdades sociais. Estão corretas: a. Apenas a alternativa I. b. Apenas a alternativa II. c. Apenas as alternativas I e III. d. Apenas as alternativas II e III e. Apenas a alternativa III. Questão 3 Pierre Bourdieu elaborou o conceito de violência simbólica para definir uma forma de violência que é aparentemente consentida por aquele que é a vítima, mas que não se percebe como tal, e pelo contrário, trata as relações de dominação como “naturais” e “inevitáveis”. Para Bourdieu, a violência simbólica é um mecanismo que reproduz socialmente e legitima a dominação de uma classe sobre outra. BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1975. Segundo Pierre Bourdieu, a ação pedagógica é uma violência simbólica devido: a. Existir um respeito às diferenças pessoais e sociais existentes na comunidade escolar. b. Uma imposição do arbitrário cultural das classes e grupos dominantes por meio dos sistemas de ensino. c. Uma desigualdade na relação teoria e prática. d. Uma relação de equilíbrio entre os saberes escolares e culturais. e. Um diálogo entre os diferentes grupos de interesse existentes no meio educacional.

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
4

1) II e III estão corretas.

Foucault buscou entender como o exercício de poder se dá nas sociedades modernas, dialogando sobre este fato através da estrutura disciplinar teoria essa que apresenta o Estado como um mecanismo que impõe a disciplina no espaço social a partir de seus agentes.

Assim ele passou a reproduzir a estrutura como por exemplo nas instituições escolares, que colocam o aluno em uma organização que define sua formação os coagindo para que não se recusem às regras e normas.  

2) A alternativa C está correta.

Os fenômenos estudados pelo autor dialogam com a sociedade de modo a contribuir com as práticas acadêmicas tendo a observação como um princípio básico.

Sabendo disso, para Bourdieu, a divisão das classes está diretamente relacionada a forma como a sociedade organiza os processos de educação.

3) A alternativa B está correta.

A violência simbólica, atua como uma meritocracia de igualdades e oportunidades mascaradas através das desigualdades sociais.

Ou seja, ele reflete sobre a necessidade de reformas sociais que abranjam toda a sociedade sem restrições de classe social ou aspecto cultural, pois a necessidade de democratização é crucial para que haja possibilidade de intervenções sociais.

Perguntas interessantes