QUESTÃO 1
Analise o trecho da reportagem a seguir:
Cerrado tem mais de mil espécies ameaçadas de extinção; 2º maior número entre biomas do país.
[...] Das 3.299 espécies ameaçadas de extinção no Brasil, 19,7% estão no Cerrado, que é o segundo maior bioma do país. A Mata Atlântica abriga 25% das espécies em risco. De acordo com o coordenador da pesquisa, Leonardo Bergamini, os números são dinâmicos e podem ter tido alterações desde 2014. "Apesar disso, servem de alerta", afirma.
Das espécies em risco no Cerrado, 308 são da fauna (animais) e 753 são da flora (plantas) – 88% são terrestres. "O Cerrado é um bioma muito importante. Está no centro do país, tem três grandes bacias hidrográficas que ligam outras regiões e possui uma fauna e uma flora própria", diz Bergamini. [...]
Leonardo Bergamini destaca ainda que o Cerrado perdeu 50% da cobertura nas últimas décadas em um processo intensificado, principalmente, após a construção da capital federal.
Disponível em acesso em 24 de out. de 2021.
O Bioma do Cerrado, situado no Domínio Morfoclimático homônimo, tem sofrido com o processo de destruição de suas matas nativas em detrimento da expansão da atividade agropecuária. Neste sentido, considere (V) para as afirmações verdadeiras e (F) para as falsas:
( ) Este Domínio passou a ser ocupado ainda no final do século XIX a partir do ciclo da borracha.
( ) O bioma do Cerrado possui sua equivalência fisionômica no continente africano que é a Savana.
( ) O avanço da fronteira agrícola sobre este Domínio contribuiu para o desmatamento e as extinções de plantas e animais.
( ) A alta concentração de indústrias instaladas neste domínio acarretou na destruição da sua vegetação e consequentemente pelas extinções.
A sequência que contempla corretamente as afirmativas é:
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
Explicação:
FVVF
Perguntas interessantes
ENEM,
5 meses atrás
ENEM,
5 meses atrás
ENEM,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Português,
5 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Artes,
10 meses atrás
Física,
10 meses atrás