Questão 1/5 - Organização e Administração na Educação Física
Considere o seguinte trecho de texto:
“[...] o desenvolvimento dos meios de comunicação e o aumento da demanda por produtos esportivos foram os grandes responsáveis pelo aumento da complexidade na gestão de franquias do esporte profissional americano. A televisão passou a transmitir com certa frequência jogos de beisebol e futebol americano. A demanda por bens e serviços relacionados ao esporte cresceu”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROCHA, C. M.; BASTOS, F. C. Gestão do esporte: definindo a área. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 25, n. esp., p. 91-103, dez. 2011. p. 92.
Conforme essas informações e os conteúdos do texto-base Organizações e organizações esportivas: uma revisão aplicada ao contexto brasileiro sobre a relação entre a organização e o ambiente, analise as seguintes afirmativas:
I. Trata-se de uma relação de mão única, pois as organizações são as responsáveis por impactar o ambiente.
II. O ambiente pode influenciar na estrutura, nas pessoas e nos processos que compõem a organização.
III. Os elementos, forças e aspectos do ambiente externo são irrelevantes nas operações da organização.
Está correto apenas o que se afirma em:
A I
B II
C III
D I e II
E II e III
Soluções para a tarefa
Resposta: Letra B II
Explicação:A afirmativa I é falsa e a afirmativa II é correta, pois: “As relações de permuta entre a organização e o ambiente externo à organização acontecem como uma via de mão-dupla, onde as organizações influenciam e geram impactos no ambiente, ao mesmo tempo em que o ambiente influencia na organização – estrutura, pessoas, processos etc.” (texto-base Organizações e organizações esportivas: uma revisão aplicada ao contexto brasileiro, p. 119). A afirmativa III é falsa, pois: “O ambiente externo, que é o meio no qual a organização está inserida, é entendido de modo consensual entre os estudiosos da área como sendo os elementos, forças ou aspectos do ambiente que, externos à organização, são relevantes às suas operações e capazes de influenciá-la, afetá-la” (texto-base Organizações e organizações esportivas: uma revisão aplicada ao contexto brasileiro, p. 119,120).