[...] Ao se tornar fonte de inspiração que ajudou a moldar a Constituição americana, a ciência ganhou visibilidade e status e certamente marcou a evolução do pensamento, das leis e das instituições que consolidaram aquele país como potência científica e tecnológica – o que ajudou a definir a forma, a evolução e a competitividade da sua pujante economia. [...]
O fato é que os líderes preparados e pragmáticos sabem que aqueles que geram novos conhecimentos e os transformam em inovações tecnológicas são os donos do futuro. O recém-eleito presidente americano, Joseph Biden, tem repetido que sua administração será “construída sobre um alicerce de ciência”. [...]
por isso que, mais que em qualquer outro momento da sua história, o Brasil precisa cuidar com grande atenção da sua ciência. A falta de planejamento estratégico, de investimento e de formação de cientistas poderá nos colocar em situação de perigo ou nos arrastar para posições de menor importância no cenário mundial.
ITEM 01
O tema abordado no texto é sobre
(A) constituição americana na administração.
(B) leis das instituições para a administração.
(C) competitividade econômica dos EUA.
(D) importância da ciência na administração.
(E) eleição do recém-eleito presidente dos EUA.
ITEM 02
O texto “Ciência e cooperação para superar adversidades” tem a finalidade de
(A) analisar e informar.
(B) interpretar e argumentar.
(C) analisar e opinar.
(D) interpretar e divulgar.
(E) analisar e interpretar.
ITEM 03
Sobre o texto “Ciência e cooperação para superar adversidades” é possível concluir que
(A) o objetivo é informar, usa a linguagem referencial, apresentando a situação factual sobre a importância da política, utilizando a tipologia narrativa.
(B) visa descrever a situação sobre importância da tecnologia, utilizando a tipologia descritiva.
(C) visa opinar sobre a importância na ciência associada à política, usando a tipologia textual argumentativa.
(D) o objetivo é justificar que a política se contrapõe à ciência, utilizando a função metalinguística, em que o código é usado para justificar o uso da palavra.
(E) o objetivo é persuadir, pois o verbo no imperativo, normativo objetiva determinar que a política não pode apoiar-se à ciência.
TEXTO II
Leia o excerto do romance O Cortiço, de Aluísio Azevedo.
“Bertoleza representava agora ao lado de João Romão o papel tríplice de caixeiro, de criada e de amante. Mourejava a valer, mas de cara alegre; às quatro da madrugada estava já na faina de todos os dias, aviando o café para os fregueses e depois preparando o almoço para os trabalhadores de uma pedreira que havia para além de um grande capinzal aos fundos da venda. Varria a casa, cozinhava, vendia ao balcão na taverna, [...], fritava fígado e frigia sardinhas, que Romão ia pela manhã, em mangas de camisa, de tamancos e sem meias, comprar à praia do Peixe. E o demônio da mulher ainda encontrava tempo para lavar e consertar, além da sua, a roupa do seu homem, que esta, valha a verdade, não era tanta."
VOCABULÁRIO
*Mourejava – trabalhava muito.
*faina – trabalho árduo.
ITEM 04
Sobre Bertoleza pode-se afirmar que era uma mulher muito
(A) acomodada.
(B) tranquila.
(C) paciente.
(D) trabalhadora.
(E) preguiçosa.
ITEM 05
Na obra O Cortiço há, predominantemente, uma sequência
(A) narrativa.
(B) descritiva.
(C) argumentativa.
(D) injuntiva.
(E) expositiva.
.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1D 2C 3C
Explicação:
1 - importância da ciência na adm.
2 - analisar e opinar
3 - opinar sobre a importância na ciência associada à politica, usando da argumentação
1) O tema abordado no texto é a importância da ciência na administração. Dessa forma, a resposta correta é a alternativa D.
Chamamos de tema o assunto, isto é, o que será tratado no texto. Na verdade, o tema é sobre o que o texto fala, quais ideias são defendidas nele. Para ser encontrado o assunto, requer uma leitura atenta do texto completo. Isso é diferente do título, que aparece logo no início do texto e é localizado por meio de uma observação rápida.
No texto lido, a ciência aparece como elemento crucial para o desenvolvimento humano e social e instrumento necessário para a administração pública.
LINK: https://brainly.com.br/tarefa/27884067
2) O texto tem a finalidade de analisar e opinar. Por esse motivo, a resposta adequada é a letra C.
Todos os verbos utilizados na questão - "interpretar", "argumentar", "analisar", "opinar", "informar" e "divulgar" - se referem, em menor ou maior grau, ao texto em análise.
Em relação à divulgação, por exemplo, é um objetivo do texto, já que foi publicado em um periódico de notícias e o texto foi escrito por um pesquisador. Assim, em menor grau, o texto tem essa finalidade. O mesmo ocorre com os outros itens.
Apesar disso, por se tratar de um artigo de opinião, podemos afirmar que se trata de um texto que tem como objetivo principal opiniar e analisar, o que nos leva ao item C.
LINK: https://brainly.com.br/tarefa/24749914
3) Em relação ao texto, pode-se concluir que visa opinar sobre a importância na ciência associada à política, usando a tipologia textual argumentativa. Por esse motivo, a resposta correta é o item C.
Chamamos de artigo de opinião os gêneros textuais de viés dissertativo-argumentativo, isto é, que defendem a opinião do autor, com base em argumentos válidos. Esses textos não apresentam só a opinião de quem escreve, mas é necessário que haja uma defesa de ponto de vista baseada em argumentação válida.
LINK: https://brainly.com.br/tarefa/41727466
4) Sobre Bertoleza pode-se afirmar que era uma mulher muito trabalhadora. Dessa maneira, a resposta correta é o item D.
Todos os outros adjetivos mencionados se distanciam da personalidade de Bertoleza, que, segundo o texto, acumulava múltiplas funções e trabalhava muito. Ela nunca parava.
LINK: https://brainly.com.br/tarefa/3856495
5) Na cena, predomina-se uma sequência descritiva. A resposta, portento, é a alternativa A.
Um texto descritivo é utilizado, em geral, para descrever cenas. O trecho lido descreve a rotina de Bertoleza, ou seja, indica o que ela fazia no seu cotidiano. Esse trecho tem caráter estático.
Uma sequência narrativa se relaciona ao "contar uma história". De forma geral, as ações apontam para uma evolução, o que não acontece no trecho lido.
Sequências argumentativas defendem ponto de vista e isso não ocorre no fragmento.
A injunção se relaciona a gêneros textuais que buscam dar instrução e isso não é observado no fragmento.
Também não verificamos exposição de ideias. Assim, não pode ser o item E.
LINK: https://brainly.com.br/tarefa/28992477