Filosofia, perguntado por bethizinha1306, 1 ano atrás

Questão 1/5 - Fundamentos de Filosofia Leia o fragmento a seguir: “Nascido em Stuttgart em 1770, Georg Wilhelm Friedrich Hegel frequentou o ginásio da cidade natal. Em 1788 inscreveu-se na Universidade de Tubingen, onde estudou filosofia e teologia; aqui estreitou relações de amizade com Hölderlin e Schelling. Terminando os estudos, Hegel foi preceptor em Berna (1793-1796) e em Frankfurt (1797-1799). Depois da morte do pai, graças a herança que lhe coube, pôde dedicar-se inteiramente aos estudos, e em 1801 dirigiu-se para Jena, onde conseguiu a docência e ensinou primeiro como livre-docente, depois como professor extraordinário. Em 1801 publicou a Diferença entre o sistema filosófico de Fichte e o de Schelling, tomando posição a favor do último; junto com Schelling, além disso, publicou de 1802 a 1803 o "Jornal crítico da filosofia", onde compareceram importantes ensaios dele. Em Jena amadureceu sua primeira grande obra, a Fenomenologia do espírito, terminada em 1806 e publicada no ano seguinte (REALE, Giovanni. História da Filosofia. Vol. V. São Paulo: Paulus, 2005, p. 95). De acordo com os conhecimentos adquiridos durante as aulas e suas leituras, analise as sentenças a seguir, assinalando a afirmativa incorreta. A Segundo Hegel, a realidade deve ser entendida como um espírito absoluto que age por contradição e o movimento constitui sua essência. B Apesar do caráter idealista racional do pensamento de Hegel, seu pensamento influenciará os materialistas, principalmente a partir de sua concepção dialética da História. C Segundo Hegel, são os acontecimentos históricos, políticos e econômicos que determinam as ideias de uma determinada sociedade e período histórico. D Segundo Marx, Hegel interpreta a realidade de ponta cabeça, sendo necessário partir, não das ideias, mas dos acontecimentos históricos, econômicos e culturais para a sua correta compreensão.

Soluções para a tarefa

Respondido por elamambretti
1

Sobre Hegel:

C. Segundo Hegel, são os acontecimentos históricos, políticos e econômicos que determinam as ideias de uma determinada sociedade e período histórico.

Hegel confrontou a filosofia e a história. Ele  estabeleceu como tarefa da filosofia:“pensar a vida”. A vida para ele é essencialmente a  história da humanidade. Pensar a história é o primeiro elemento de sua reflexão.

Assim,  estabeleceu que o conhecimento do tempo serviu de fundamento ao conhecimento  humano. A história do pensamento é também história da razão. A razão contém uma  correnteza de pensamento formado por gerações de pessoas, que se definem por condições políticas e econômicas.

Bons estudos!


raymarybbs: tem certeza
Perguntas interessantes