QUESTÃO 01: No chamado período antropológico da Filosofia, em que a investigação filosófica estava voltada para o conhecimento sobre o homem e a mesma se refletia na máxima "conhece-te a ti mesmo" que incitava os homens a buscarem a verdade sobre si mesmos. Neste ambiente duas visões de mundo se confrontavam, a de Sócrates que defendia a busca pela verdade e a dos sofistas que defendiam um conhecimento relativo. Os Sofistas não eram considerados filósofos justamente por não buscarem a verdade e eram descritos por Platão em situações de oposição a Sócrates. Sobre o pensamento de Sócrates e dos sofistas é correto afirma que defendiam, respectivamente, a: A) Educação antiga do guerreiro e a figura política do cidadão. B) A capacidade humana para buscar a verdade e a ideia da relatividade do conhecimento. C) O respeito às leis da polis e a insubordinação dos cidadãos diante destas. D) Os ensinamentos dos fisiologistas e a inutilidade destes para a vida na polis.
Soluções para a tarefa
Sobre o pensamento de Sócrates e dos sofistas é correto afirma que defendiam, respectivamente:
B) A capacidade humana para buscar a verdade e a ideia da relatividade do conhecimento.
Os sofistas se preocupavam em manejar minuciosamente as técnicas de discurso, a tal ponto que o interlocutor se convencesse rapidamente daquilo que estavam discursando. Para eles não interessava se o que estavam falando era verdadeiro, pois o essencial era conquistar a adesão do público ouvinte.
Contrapondo-se à maiêutica de Sócrates, a retórica dos sofistas não se propunha a levar o interlocutor a questionar-se sobre a verdade dos fatos, dos princípios éticos ou dos sentimentos, ao contrário, a retórica busca inculcar no ouvinte ideologias que sejam aproveitáveis para manipulação do povo.
Entre as maiores divergências entre o pensamento dos sofistas e o de Sócrates destaca-se o fato de os sofistas cobrarem por suas lições preços bastante elevados, enquanto Sócrates lecionava muito mais por paixão do que por uma compensação financeira.
Bons estudos!