Questão 01 – Explique o que é ciência destacando seu objetivo e suas características.
Questão 02 – Quais são as principais características que um cientista precisa ter?
Questão 03 – Descreva as etapas básicas da construção do conhecimento científico.
Questão 04 – Explique a diferença entre hipótese, teoria e lei.
Questão 05 – Quais são as características de uma boa evidência? Questão 06 – O que é ceticismo e como ele pode ajudar com que não sejamos enganados?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Questão 01 – Ciência é o conhecimento que explica os fenômenos obedecendo a leis que foram verificadas por métodos experimentais.
A ciência é um modo de conhecer fundamentado em um método, o método científico. O método é o modo de funcionamento das ciências, é fundamentado na observação, na experimentação e na produção de teorias e leis.
O objetivo da ciência é explicar, descrever e prever os fenômenos a partir do desenvolvimento de procedimentos metodológicos que possam ser constantemente verificados e reproduzidos.
Questão 02 – Mantenha-se atualizado: Um bom cientista nunca deixa de aprender. Na verdade, um cientista realmente ótimo nunca fica desinformado sobre novas descobertas e avanços.
Seja organizado: Cientistas não devem limitar-se a seguir os métodos científicos; eles também precisam encontrar suas próprias maneiras de tirar o máximo proveito de suas pesquisas e planos de trabalho.
Seja cético: A curiosidade leva os cientistas a questionarem não só o que observam, mas também o que já sabem. Um bom cientista deve estar disposto a refutar suas próprias idéias se algo não parecer tão óbvio.
Assuma riscos: Para descobrir novas formas, métodos e áreas de estudo, é preciso correr alguns riscos.
Jogue pelas regras: Para se tornar um grande cientista, é necessário agir como tal e participar de todas as etapas estabelecidas de pesquisa. Isso inclui escrever e apresentar as pesquisas e seus resultados, embora muitas vezes estas tarefas sejam consideradas difíceis e tediosas por muitos pesquisadores.
Colabore e trabalhe em grupos: A ciência beneficia-se da diversidade de perspectivas, culturas e origens oferecida pelos pesquisadores.
Aja com integridade: Má conduta acadêmica e profissionalismo não são compatíveis.
Questão 03 – 1º - Observação: É a etapa em que o pesquisador observa uma determinada matéria ou fenômeno.
2º - Elaboração do problema (fase do questionamento): Nessa etapa, o cientista ou pesquisador elabora perguntas sobre o fenômeno ou material analisado
3º - Hipóteses: É a etapa em que o pesquisador responde às perguntas feitas na etapa anterior. A elaboração das hipóteses deve ser feita com muita cautela porque é por meio delas que a fase da experimentação será realizada, ou seja, elas serão o ponto de partida da experimentação.
4º - Experimentação: Nessa etapa, experimentos e pesquisas bibliográficas são realizados com base nas hipóteses levantadas. O objetivo é encontrar a resposta para cada um dos questionamentos que foram elaborados.
5º - Análise dos resultados: Após a fase da experimentação, o pesquisador analisa cada um dos resultados para verificar se eles são suficientes para explicar cada um dos problemas levantados e também se estão de acordo com as hipóteses.
6º - Conclusão: A conclusão é a etapa em que o cientista verifica se os experimentos e pesquisas realizados respondem aos questionamentos levantados e permitem que ele faça afirmações acerca dos fenômenos ou materiais analisados.
Questão 04 – HIPÓTESE : Devem conter: Enunciado (sentença declarativa) ; Relação entre duas ou mais variáveis (parâmetros) ; Ser testável (passível de comprovação)
A palavra ‘hipótese’ pode assumir diferentes conotações dependendo do contexto, mas originalmente significa ‘suposição’.
LEI : Uma lei é uma regra com base em algum fenômeno, uma generalização confrontada, testada e validada frente a um amplo conjunto de fatos com sentido cronológico, lógico e causal.
TEORIA CIENTÍFICA : A teoria científica se constitui a partir de hipóteses testáveis, sempre havendo a possibilidade de que um novo fato destrua a visão atual. Portanto, teorias científicas jamais são provadas, pois é impossível garantir que nunca será descoberto um novo fato que contradiga alguma de suas ideias até então válidas.
Questão 05 – Na ciência : Uma evidência científica é o conjunto de elementos utilizados para apoiar ou refutar uma hipótese ou teoria científica. Uma evidência científica deve ser uma evidência empírica obtida e interpretada de acordo com o método científico - passível, portanto, de repetição por outros cientistas em locais diferentes daquele onde foi realizada originalmente. Os padrões das evidências científicas podem variar de acordo com o campo de pesquisa, mas a força de uma evidência é geralmente baseada nos resultados da análise estatística e no controle científico.
Questão 06 – O termo cético vem da palavra grega skepsis, que significa "exame". Atualmente, dizemos que uma pessoa cética é alguém que não acredita em nada, mas não é bem assim. Um filósofo cético é aquele que coloca suas crenças e as dos outros sob exame, a fim de verificar se elas são realmente dignas de crédito ou não.