Queria um texto comentando o enredo do filme a chegada
Soluções para a tarefa
Resposta:
A Chegada é um filme de ficção cientifica que vai além desse esteriótipo, e nos presenteia com belas reflexões ao longo de sua história.
O filme conta a história do dia da Chegada, ao mesmo tempo, uma gigantesca estrutura extraterrestres aparece em doze diferentes localidades ao redor do mundo.
Equipes do mundo inteiro montam suas equipes de investigação e contato com os alienígenas.
A equipe americana é liderada pela especialista em linguagem Louise Banks (interpretada por Amy Adams), pelo físico Ian Donnelly (interpretado por Jeremy Renner) e pelo Coronel Weber (interpretado por Forest Whitaker).
O foco do filme é a tentativa de comunicação com os seres alienígenas denominados heptapodes.
As equipes do mundo todo compartilham as descobertas entre si, de forma colaborativa.
Aos poucos, as equipes conseguem estabelecer alguns diálogos e tudo vai bem até surgir uma comunicação feita pelos aliens que foi traduzida como “use a arma”.
Desde o início do contato, haviam pessoas defensoras de uma atitude agressiva perante os alienígenas, partindo do pressuposto de que quem ataca primeiro tem a vantagem no combate.
A história da humanidade é cheia de conflitos entre os povos, com conquistadores de um lado e conquistados de outro. Sempre há um lado vencedor.
Partindo deste principio, é totalmente previsível e esperado, em um hipotético encontro com outras civilizações, as pessoas agirem de forma defensiva e imaginar que os alienígenas possuem intenção hostil.
Explicação:
De relance, o filme mostra por meio de noticiários, a onda de violência e saques nas cidades devido ao pânico gerado nas pessoas.
Com esta tendência a agressividade, a simples menção “use a arma” pelos alienígenas provoca uma reação de medo em cadeia liderada pelos chineses.
Os chineses impõe um prazo para os alienígenas abandonarem a Terra, caso contrário, os atacarão com armas nucleares.
A lingüista Louise Barks alerta que pode ter havido algum erro de interpretação, onde o termo “arma” pode significar apenas “ferramenta”.
Em uma conversa com os heptapodes, Louise Banks descobre estava certa. A “arma” a qual o heptapode se referiu era “sua linguagem”.
A linguagem dos heptapodes é um presente para os seres humanos. Com esta ferramenta, poderia ajudar a humanidade a encontrar seu caminho e, assim, no futuro, ajudar os heptapodes daqui há 3 mil anos.
A linguagem alienígena permitia quebrar a linha do tempo e acessar passado, presente e futuro como algo único.
Neste ponto, vale a pena refletir em duas questões levantadas pelo filme.
A primeira é em relação a linguagem e como ela afeta nossa forma de pensar.
Como exemplo, na língua portuguesa a palavra saudade não existe uma transcrição que contenha o mesmo significado em uma única palavra. O sentimento existe nos outros povos mas não se consegue reduzi-la a uma única palavra.
Ela consegue acessar situações que ainda não aconteceram e trazer para o presente, interferindo neste presente.
Ela consegue evitar o ataque do governo chinês ao acessar uma conversa com o governante chinês que iria ocorrer no futuro e dizendo para o ele no presente as últimas palavras de morte da sua esposa!
Alias o filme começa mostrando que Hannah infelizmente morre precocemente devido uma grave doença.
Para Louise, um dilema se faz presente: aceitar este amor é aceitar também a certeza da dor da separação e da dor da perda de uma filha (Hannah).
Ela aceita que a experiência e o prazer dos momentos bons supera os períodos de sofrimento.
Sempre vivemos nossa vida esperando sempre o melhor e nos adaptando e aceitando da melhor forma todas as intempéries da vida.
As maravilhas do mundo digital que permeia todo nova vida cotidiana, computadores, aplicativos, smartphones com múltiplas funcionalidades, tudo é decorrente da linguagem de programação.
Os que conhecem a linguagem de programação com certeza possuem uma outra forma de enxergar este mundo digital. Esta forma de ver o mundo é totalmente inacessível para todos os outros que não dominam a linguagem de programação.