Português, perguntado por Marielimcallai, 9 meses atrás

quem responder so para ganhar pontos eu vou denunciar

O lugar do outro

"Ser empático é ver o mundo com os olhos do outro
e não ver o nosso mundo refletido nos olhos dele".
(Carl Rogers)

Já alguma vez se colocou no lugar do outro? Olhou para uma situação ou problema e experimentou caminhar nos sapatos da outra pessoa? Há tamanhos pequenos, outros maiores e outros ainda parecidos com o nosso.
A perspectiva com que se observa os objetos, as situações, os problemas, varia de pessoa para pessoa. Por exemplo, eu posso estar a olhar para uma escultura, o que eu vejo é o que está à minha frente. Consigo perceber o material usado, as cores, os pormenores. Tudo isto no meu campo visual. Uma outra pessoa olhando a mesma estátua, mas de outro lugar que não aquele onde me encontro, vê outros pormenores, observa outros detalhes. Isto quer dizer que um mesmo objeto ou situação pode ser visto e interpretado de diferentes maneiras. Agora mudo de lugar, e observo a escultura da perspectiva do outro. Certamente que vou descobrir algo novo.
Imagine agora que encontra um amigo, familiar ou até mesmo um desconhecido que lhe conta um problema. Por vezes discutimos, criticamos o outro porque olhamos para o problema da nossa perspectiva, com base nas nossas convicções, valores, vivências. Não nos lembramos de nos colocar no seu lugar, de usar o seu campo de visão. Conseguimos relacionar-nos empaticamente com o outro, quando percebemos o seu marco de referência interno, com os seus significados e componentes emocionais. A empatia implica, assim, a capacidade de nos colocarmos no lugar do outro, de compreender o que a pessoa pensa sobre o seu problema, as emoções que associa com os seus pensamentos e imagens. É conseguir caminhar com os seus sapatos, por assim dizer. Identificamo-nos assim intelectualmente e/ ou afetivamente com uma pessoa, uma ideia ou uma coisa.
Um ganho importante no desenvolvimento empático é, por exemplo: o reconhecimento dos sentimentos do outro, o que faz com que a resposta seja mais adaptativa ao momento (saber confortar o outro); a preocupação com os outros sabendo que estratégias o podem ajudar. A empatia ajuda-nos assim a estar emocionalmente disponíveis para os outros. E se consegue colocar-se no lugar do outro para o ajudar ou melhor lidar com a situação, então lembre-se de que o outro também o pode fazer por si, se esta capacidade estiver bem desenvolvida.

(Ana Beirão)
01) Justifique o título dado ao texto, aproveitando para sugerir um outro:

02) Qual o tema abordado no texto? Justifique sua resposta:

03) Segundo o texto, o que podemos ganhar com o desenvolvimento da verdadeira empatia?

04) O que significa "caminhar com os sapatos do outro"?

05) Por que todo mundo sairia ganhando se praticasse sempre a empatia?

06) Que mensagem o texto transmite? Comente:

07) O que o pensamento de Carl Rogers desmente? Explique:

08) É fácil ser empático(a)? Justifique sua resposta:

09) De 0 a 10, o quão empático(a) você é? O que falta para melhorar?


krauseloureirobeatri: moça a 9 é pessoal!
Marielimcallai: responde as outras e a 9 eu respondo entao

Soluções para a tarefa

Respondido por joaogresende
17

1."Ser empático é ver o mundo com os olhos do outro

e não ver o nosso mundo refletido nos olhos dele".

Ver o mundo como ele é! E não como queremos ver,devemos respeitar e amar.

2. Empatia. ''Por vezes discutimos, criticamos o outro porque olhamos para o problema da nossa perspectiva, com base nas nossas convicções, valores, vivências. Não nos lembramos de nos colocar no seu lugar, de usar o seu campo de visão.''

3. Amor,amizade,visões diferentes.

4. Ter empatia pelo próximo.

5. Pois se todos praticarmos empatia iremos ajudar ao próximo,e se o próximo nos ajudar,todos nós iremos sair ganhando.

6. O texto diz que devemos nos posicionar no lugar do otro,pois assim,seremos uma sociedade boa.

7.A psicologia de Carl Rogers é uma teoria que aborda o homem como pessoa. ... Rogers não nega a existência de toda a sorte de forças exteriores que constringem o homem, mas vê que, em todas as situações nas quais ele se encontra, sempre há, por menor que seja, um âmbito de decisão

8. Sim,pois é um ato pequeno que muda vidas!

9.  (pessoal sua) .

,

Respondido por grlfromrio
0

Empatia é a prática de se colocar no lugar de outra pessoa, a fim de compreender seus sentimentos e motivações. Quanto às questões:

1) O título é "O lugar do outro", que provavelmente foi dado por se aproximar do significado de empatia, que é o tema central do texto. Outra possibilidade seria: Caminhando com os sapatos do outro ou O campo de visão do outro.

2) O tema abordado é a tendência humana de não compreender o outro por não exercer a empatia e a necessidade de a desenvolvermos.

3) Há alguns ganhos com o desenvolvimento da empatia, como a oportunidade de aprender algo novo, a capacidade de confortar as outras pessoas quando estão passando por dificuldades e a possibilidade de ser confortado quando o outro exerce a empatia por nós.

4) Caminhar com os sapatos dos outros vem de uma expressão da língua inglesa, que significa se colocar dentro da situação que as outras pessoas vivem a fim de compreender suas motivações e emoções.

5) Porque haveria mais compreensão entre os humanos.

6) A mensagem transmitida é de que devemos praticar a empatia em sociedade.

7) O pensamento de Carl Rogers desmente a necessidade de haver homogeneidade entre os seres, mas sim compreensão do ponto de vista do outro.

8 e 9 são pessoais.

Empatia

Empatia é um conceito fundamental para que possamos viver bem em sociedade. Aceitar que nossas trajetórias e experiências de vida moldam nossos pensamentos e sentimentos e que cada um de nós é um ser único é uma forma de construir uma sociedade em que haja mais amor e compreensão, pois, a partir desse pensamento, passamos a ver a Verdade como subjetiva e não algo universal.

Leia mais sobre Empatia em: https://brainly.com.br/tarefa/4447021

#SPJ2

Perguntas interessantes