Quem participava do processo de leitura e escrita dos incas?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Os intérpretes dos quipus, os quipucamayucs (ou seja, "guardiães dos quipos"), possuíam uma excelente memória, cuja fidelidade era assegurada por um processo radical: qualquer erro ou omissão era punido com a pena de morte. Cada quipucamayuc especializava-se na leitura de determinada categoria de cordões: religiosos, militares, económicos, demográficos, etc. Cabia-lhes igualmente instruir os seus filhos, para que estes mais tarde lhes sucedessem. Para melhor fixar as narrativas, o quipucamayuc cantava-as, como uma melopéia.Os quipos serviam ainda para o registo de factos históricos e ritos mágicos. No entanto, ao contrário dos estatísticos, estes quipus ainda não foram decifrados.
Explicação:
O processo de leitura e de escrita realizado pelos Incas utilizava o sistema intitulado "Quipus", por meio do qual a escrita era utilizada para que as histórias fossem registradas, e para que o sistema de escrita do período fosse concretizado.
A escrita Inca
Historiadores revelam, ainda, que os indivíduos responsáveis pelo controle e cobrança de impostos nas sociedades Incas utilizavam os quipus para fins de controle tributário. Os quipus eram cordões de materiais simples, nos quais estavam presentes as mensagens codificadas.
Saiba mais sobre os Incas em: https://brainly.com.br/tarefa/13358657
#SPJ2