Quem foi Tupac Amaru? e qual grupo o liderou?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Tupac Amaru II foi um revolucionário peruano cuja trajetória interferiu diretamente no processo de independência da América espanhola.
Foi o último rei da dinastia real Inca. Nasceu em 1738, em Cuzco, e foi assassinado em 1781, após o fracasso na insurreição contra os espanhóis.
O último rei inca é descrito com um homem elegante, carismático, e culto. Educado por jesuítas, ainda é considerado um símbolo da revolta indígena. No século XX, inspirou revolucionários, como o próprio Che Guevara.
Biografia
Tupac Amaru II tinha grande prestígio entre indígenas e, também entre os espanhóis. Tanto, que recebeu o título de Marquês de Oropesa. Educado no colégio de San Bernardo de Cuzco, tornou-se chefe de Tungasuca, Surimana e Pampamarca.
Homem rico, possuía um grande plantel de mulas e lhamas, utilizadas para fazer o transporte entre as cidades. E foi a discordância do sistema de impostos espanhol que influenciou, em 1780, a primeira rebelião liderada por Tupac Amaru II.
Para os mestiços e os demais moradores das colônias de Espanha, os corregedores pesavam na cobrança dos tributos e eram injustos na distribuição de bens e serviços.
Os sistemas, denominados mitas e obrajes, instituídos pela monarquia espanhola geraram descontentamento. Nesses sistemas, os indígenas e mestiços trabalhavam em regime de semi-escravidão.
Como forma de irrigar os cofres públicos, a coroa espanhola reformou o sistema de arrecadação de impostos entre 1776 e 1787. O novo sistema elevava o recolhimento de tributos nos portos ligados à Espanha, mas acabou por empobrecer as demais regiões,como o Peru
Explicação: