História, perguntado por rosacrenilson159, 8 meses atrás

quem foi darwinQuem foi Dom Pedro primeiro ​

Soluções para a tarefa

Respondido por yayaribeirodesouza
0

Resposta:

Declarou a Independência do Brasil em 7 de setembro de 1822, e outorgou a primeira Constituição brasileira, que vigorou de 1824 até 1889 com o fim do Império.  

No dia 7 de março de 1808, com 9 anos de idade, Dom Pedro I chegou ao Brasil, junto com a família real que fugindo das tropas napoleônicas instalou-se no Rio de Janeiro, na Quinta da Boa Vista.  

jovem Pedro sabia latim suficiente para ler certos clássicos da antiguidade, estudava pintura, francês, inglês e música, chegando a compor e tocar pequenas peças.  

Avesso aos estudos preferia a vida ao ar livre no palácio de São Cristóvão e na fazenda Santa Cruz.  

Em março de 1816, com a morte de sua avó Dona Maria I, rainha de Portugal, Dom João VI é aclamado rei e Dom Pedro, com 18 anos, torna-se Príncipe Real e herdeiro direto do trono, em virtude da morte do seu irmão mais velho, Antônio.  

Muita gente estava a par das façanhas amorosas do jovem conquistador, mas depois de demoradas negociações diplomáticas, estava a caminho do Brasil a Arquiduquesa Leopoldina Josefa Carolina, filha do imperador Francisco I da Áustria, que fora a escolhida para esposa de Dom Pedro.  

corte de Lisboa despachou então um decreto exigindo que o Príncipe retornasse a Portugal e que o Brasil voltasse à condição de colônia.  

No dia 9 de janeiro de 1822, cedendo às pressões o príncipe declara: "Como é para o bem de todos e felicidade geral da nação, estou pronto.  

Independência do Brasil Com a popularidade cada vez mais em alta, quando viajava de Santos para a capital paulista, recebeu uma correspondência de Portugal, comunicando que fora rebaixado da condição de regente a mero delegado das cortes de Lisboa.  

Imperador do Brasil De volta ao Rio de Janeiro, no dia 12 de outubro de 1822, Dom Pedro I foi aclamado o novo Imperador Constitucional do Brasil.  

João VI, em 10 de março de 1826, Dom Pedro I decidiu contrariar a Constituição brasileira, que ele próprio aprovara, e assumir como herdeiro do trono português, o poder em Lisboa como Pedro IV.  

Foi a Portugal, mas constitucionalmente não podendo ficar com as duas coroas, instalou no trono sua filha primogênita, de 7 anos, D.  

Encarregou uma comissão de juristas para elaborar uma Carta Constitucional, tarefa que ficou pronta em poucas semanas, mas se tornou a mais perfeita Constituição portuguesa e a que mais tempo vigorou, por volta de oitenta anos.  

Os constantes atritos com a assembleia, a demasiada atenção dada às questões portuguesas, a crescente interferência de sua amante, Domitila de Castro, a Marquesa de Santos, nos negócios do Governo o tornou impopular aos olhos dos súditos.  

Abdicação ao trono Após quase nove anos como Imperador do Brasil, Dom Pedro I abdicou do trono, no dia 7 de abril de 1831, em favor de seu filho Pedro de Alcântara, então com cinco anos de idade, futuro Dom Pedro II.  

Voltando a Portugal, com o título de Duque de Bragança assumiu a liderança na luta para restituir à filha Maria da Glória o trono português, que havia sido usurpado pelo irmão, Dom Miguel, com quem travou uma batalha que durou mais de dois anos.  

No sesquicentenário da independência do Brasil, em 1972, seus restos mortais foram trazidos para a cripta do Monumento do Ipiranga, em São Paulo.

Espero ter ajudado :3

Perguntas interessantes