Quel o objetivo das cuzadas para os nobres
Soluções para a tarefa
No século XI, a Europa vivia um período de paz, depois de longos séculos de guerras bárbaras. Essa paz e a prosperidade reinante provocaram um aumento na população, a retomada das atividades comerciais e o ressurgimento das cidades.
A agricultura também se desenvolveu para suprir as demandas do aumento demográfico. Apesar de todos os esforços e de novas técnicas agrícolas, não foi possível atender a todos: eram muitas pessoas para pouca terra.
No Oriente, os islâmicos abrangiam seus domínios e já conquistavam a Palestina, colocando em perigo o Império Bizantino. A terra sagrada para os cristãos estava sob o poder de estrangeiros que professavam outra fé. O acesso aos locais por onde Cristo passou foi proibido pelos islâmicos.
O papa Urbano II, percebendo o aumento populacional e a proibição dos cristãos de adentrar Jerusalém, cidade santa para o cristianismo, decidiu organizar expedições religiosas e militares para lutar contra os islâmicos e reconquistar o acesso à Terra Santa. O cavaleiro que aceitasse participar dessas expedições ganharia a indulgência, ou seja, o perdão de seus pecados.