Biologia, perguntado por IgorOficial, 1 ano atrás

Que tipos de medicamentos vem sendo testados por cientistas,desenvolvidos a partir de esponjas?

Soluções para a tarefa

Respondido por kahmylife1
6
Plantas marinhas já eram consideradas de valor medicinal há pelo menos 5.000 anos atrás; tanto os japoneses como os chineses usavam-nas no tratamento de bócio (hipertireoidismo) e outras doenças endócrinas. Os antigos romanos usavam algas marinhas no tratamento de queimaduras, erupções cutâneas e ferimentos. E mais recentemente, os marinheiros ingleses comiam algas marinhas vermelhas para prevenir o escorbuto.

Nos tempos modernos, pesquisadores médicos têm feito muitas descobertas notáveis através do estudo da vida marinha. O primeiro marco nas descobertas ocorreu na década de 1950, quando Werner Bergmann extraiu e isolou substâncias antivirais de uma esponja do mar que ele encontrou ao largo da costa da Flórida. Substancias químicas provenientes dessa esponja levaram ao desenvolvimento de várias drogas utilizadas no combate ao câncer, à leucemia, ao herpes e ao HIV.

Nas décadas que se seguiram, pesquisas confirmaram que muitos organismos marinhos contêm antibióticos, polissacarídeos, esteroides, toxinas e outras substâncias que vieram a ajudar no tratamento de uma série de doenças humanas. Na perspectiva dos pesquisadores para o futuro, os habitantes dos recifes de corais oferecem novos caminhos a serem trilhados na luta contra doenças importantes, como o câncer. Acredita-se que as espécies dos recifes contenham compostos químicos que ainda serão usados no tratamento e na prevenção de uma variedade de problemas como psoríase, artrite, dores, colesterol alto, hipertensão sanguínea, úlceras, infecções bacterianas, lesões, queimaduras, hipertireoidismo e doenças endocrinológicas, hemorragias e, até mesmo, prisão de ventre e queimaduras de sol.
Perguntas interessantes