que tipo de ação social é a ação religiosa? como weber compreende e interpreta a ética protestante e sua interferência no desenvolvimento do capitalismo? o uso da religião na política dá mais segurança ao eleitorado?
Soluções para a tarefa
Para Weber a ação social é estabelecida em quatro tipologias, que apresentam aplicação como conceitos explicativos da realidade social, são eles: ação racional com relação a um objetivo; ação racional com relação a um valor; ação afetiva e ação tradicional.
Nesse contexto, temos então que a ação social é movida como ações individuais que apresentam um sentido por uma ação prévia. Além disso, deve ser articulada considerando a sociedade sendo uma parte de todo o coletivo. Em que o uso da religião na política pode dar mais segurança ao eleitorado.
Bons estudos!
Resposta:
*De acordo com as análises de Max Weber a religião é uma ação social racional com relação à valores, é também uma ação social tradicional e afetiva. E hoje em dia, na minha opinião, uma ação social racional com relação à fins.
*Weber compreende e interpreta a "ética protestante e o espírito capitalista" da seguinte forma: o Protestantismo não eliminou o controle da igreja sobre a vida cotidiana das pessoas, apenas trouxe uma nova forma de controle, mais opressiva e imposta. Essas idéias e hábitos, dos "pré-destinados à salvação divina", favorecem uma procura racional individualista de ganho econômico, exaltação do trabalho e condenação da preguiça resultando em homens bem sucedidos, justificando o sucesso dos predestinados. Fator cultural determinante para a consolidação do capitalismo.
* A religião na política, essa mistura não é um fenômeno novo, e diante da atual crise a religião torna-se uma estratégia política, pois sempre forneceu legitimidade para as posições políticas e a instrumentalização recíproca entre elas torna ainda mais intrínseca esta relação. As religiões transpassam as sociedades e mostram aos homens soluções e sentidos para sua existências. E um bom político pratica a dominação carismática e lê Maquiavel.
Explicação: