"Que obra de arte é o homem: tão nobre no raciocínio; tão vário na capacidade; em forma e movimento, tão precioso e admirável, na ação é como um anjo; no entendimento é como um Deus; a beleza do mundo; o exemplo dos animais." (Shakespeare, W. Hamlet.)
A defesa do antropocentrismo expressa nessa frase refletiu-se nas artes, letras, filosofia e ciências sob a denominação de Renascimento. Com relação a este fenômeno marque a alternativa ERRADA:
a)como um dos mais importantes movimentos intelectuais dos tempos modernos, o Renascimento torna-se a expressão da cultura urbana e burguesa européia;
b)mesmo com a forte resistência da religiosidade católica, o Renascimento busca idealizar o homem, defendendo o uso da razão como meio de se chegar ao conhecimento;
c)o Renascimento prega a crítica e a superação dos ideais da Antigüidade Clássica, considerados como a base do pensamento medieval;
d)o Renascimento reflete as profundas transformações sócio-culturais, políticas e econômicas processadas nos países europeus a partir do século XV.
Ajuda ai galera. É um trabalho de escola meu.
Soluções para a tarefa
a alternativa errada é a C, pois o renascimento não combate os ideais clássico, ao contrário, ele os abraça. E estes ideias não foram base do pensamento medieval.
Alternativa C, pois sobre o fenômeno do Renascimento Cultural é errado dizer que ele prega a crítica e a superação dos ideais da Antiguidade Clássica, visto que ele fazia exatamente o contrário.
Durante o Renascimento Cultural e Comercial a Europa experimentou o reencontro com os ideais da Antiguidade Clássica, o que resultou em mudanças nas artes, na arquitetura, nas ciências e na cultura.
O Renascimento pode ser compreendido também como o renascimento da filosofia e da ciência, que havia sido, de certo modo, freada pela Idade Média.
Para mais sobre o tema:
https://brainly.com.br/tarefa/1418759