que efeito de sentido isso provoca? o poeta enfatiza o sofrimento presente no poema, ou seja, os efeitos e as mudanças provocadas pelo constante desprezo da mulher amada. o poeta enfatiza o tema do poema, ou seja, os efeitos e as mudanças provocadas no comportamento das pessoas, em geral, quando são atingidas pelo deus do amor.
Soluções para a tarefa
A resposta da primeira e da segunda questão é a letra B.
Quem foi Tomás Antônio Gonzaga?
O poema apresentado é de Tomás Antônio Gonzaga, poeta que ocupava a cadeira 37 da Academia Brasileira de Letras. Neste poema, cujo nome é Lira XXI, o autor retrata seu amor por Marília e questiona o quanto as pessoas apaixonadas são capazes de cometerem loucuras pelo ser amado, configurando a alternativa B como correta.
Quais as característica do arcadismo?
Os textos do arcadismo, século XVIII, possui algumas peculiaridades, como:
- evidencia aspectos da natureza;
- valoriza as tradições;
- ausência da subjetividade;
- fingimento poético;
- geralmente é utilizado pseudônimos nos textos;
- pastoralismo.
Textos de Tomás Antônio Gonzaga
As principais obras desse autor englobam: Marília de Dirceu e Cartas Chilenas.
Saiba mais sobre Tomás Antônio Gonzaga:
https://brainly.com.br/tarefa/19130430
Questão completa
[...] Saio da minha cabana sem reparar no que faço; busco o sítio aonde moras, suspendo defronte o passo. Fito os olhos na janela; aonde, Marília bela, tu chegas ao fim do dia; se alguém passa e te saúda, bem que seja cortesia, se acende na face a cor. Que efeitos são os que sinto? [...] Ao final de cada estrofe, o poeta indaga se o que sente são efeitos do amor. Serão efeitos de Amor? “Que efeitos são os que sinto? Serão efeitos de Amor?” Que efeito de sentido isso provoca?
A) O poeta enfatiza o sofrimento presente no poema, ou seja, os efeitos e as mudanças provocadas pelo constante desprezo da mulher amada.
B) O poeta enfatiza o tema do poema, ou seja, os efeitos e as mudanças provocadas no comportamento das pessoas, em geral, quando são atingidas pelo Deus do Amor.
C) O poeta enfatiza o tema do poema, ou seja, o desejo de que o mundo o aceite, já que a vida não se configura as realizações de seus desejos.