Que características da política colonial britânica na Índia esse texto permite perceber? É a mesma política adotada pelos inglês em suas colônias africanas?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Esse é o texto
Explicação:
A dominacao britanica na India nao foi apenas economica.
0s britanicos também adotaram medidas para cristianizar os indianos.
(Ao longo do século XIX, principalmente apos a extinção do monopolio da Companhia [das Indias Orientais] sobre o territorio indiano, em 1813, o servico administrativo colonial, dirigido por politicos ou militares de alto escalão vindos da metropole, adquiriu 'um espirito de grupo cada vez mais conscientemente britanico, a medida que se profissionalizava em seus diferentes ramos de competéncia e formava um conceito mais alto de sud missdo e de seus méritos'. Tornou-se predominante, entao, a perspectiva anglicista de que, diante da inferioridade da colonia, o governo britânico deveria ser o agente de reformas moralizantes e progressistas, cujo objetivo seria impelir a sociedade indiana a modernidade, a civilizacdo.
Em decorrência de tal perspectiva, [...] o Parlamento britanico autorizou, em 1813, a entrada de missoes cristãs na India. Igualmente importante foi o fato de que o governo colonial favoreceu, ainda que indiretamente, a atividade missionaria, uma vez que adotou uma legislação de proteção aos convertidos (direito a herança familiar e, no caso dos homens, de obrigar a esposa a converter-se a religião deles), encorajou a atuação de missoes junto a tribos consideradas 'atrasadas' e permitiu iniciativas de reforma da sociedade, por meio da educacdo, area em que os missionarios cristdos eram bastante ativos.
Devem-se destacar, ainda, reformas realizadas pela administracdo colonial que tiveram impacto direto sobre as comunidades religiosas locais: [...] a promoção do exterminio de 'tribos criminosas' [...] e a retirada do apoio do governo colonial as instituicoes religiosas locais, que culminou, em 1838, na proibição da atuação de oficiais britânicos na administração de templos. [...]
As atividades [...] educacionais das missões cristas [...] evidenciaram, perante os indianos, a vinculacdo dos principios fundamentais do projeto de modernizacao do Estado colonial [...] a um projeto de cristianização da sociedade indiana."