Que caracteristica comprova a presença do patriarcalismo no antigo contexto social hebreu
Soluções para a tarefa
Olá!
O patriarcalismo compreende o processo de dominação do homem na sociedade, em que a mulher mostrava-se em uma condição de subserviência.
Isto é observado dentre os povos hebreus, em que os primogênitos teriam todas as heranças, e os homens dominavam as decisões políticas, as tomadas de decisões nas casas, e principalmente o controle do mercado e do país, revelando a característica machista acentuada.
Comprovam a estrutura patriarcal da antiga sociedade hebraica o fato de as mulheres não terem direitos próprios, sendo consideradas "sob a jurisdição" de seus pais e maridos e o fato do patriarca de cada família ser quem a representava nas assembleias políticas.
O povo hebreu como um todo tem, também, um patriarca - Abraão -, que é o ancestral comum entre todos os membros das 12 Tribos de Israel. A reverência à figura dos patriarcas é até hoje um elemento importante para entender a estrutura destas sociedades, assim como as disputas políticas que terminaram por arruiná-las e desarticular o Antigo Estado Hebreu (em especial aquelas ocorridas entre os patriarcas após a morte de Salomão, disputa que causou o Cisma Hebraico).
Mais sobre Abraão em:
https://brainly.com.br/tarefa/20596826