Quase 160 anos após a construção do canal do valo grande, no litoral sul de são paulo, pesquisadores [. ] seguem identificando desequilíbrios causados na região por conta da obra, que desviou grande parte do fluxo do rio ribeira de iguape para o mar pequeno, entre iguape e ilha comprida. [. ] construído em 1855, o canal levou à formação do delta do valo grande no interior da laguna costeira. Andrade, r. De o. Valo grande causa danos no litoral de são paulo. Revista pesquisa fapesp, são paulo, 18 dez. 2014. Disponível em: revistapesquisa. Fapesp. Br. Acesso em: 22 mar. 2015 (adaptado). A principal consequência do empreendimento realizado na costa paulista se explica pela
Soluções para a tarefa
De acordo com o estudo citado no enunciado, ao longo de mais de um século e meio o canal de Valo Grande em SP, originalmente criado para escoamento da produção de arroz, se alargou e produziu consequências: Assoreamento do porto com sedimentos do rio; Diminuição dos manguezais; Diminuição da salinidade do sistema lagunar, com impacto na vegetação. Letra E.
Canal do Valo Grande e os impactos ecológicos
As alternativas levantadas na questão afetam as obras de ligação do Rio Ribeira de Iguape ao sistema lacustre litorâneo do Sul de SP.
- A. Incorreta. A rota não foi encurtada, mas alongada.
- B. Incorreta. A salinidade não diminuiu, aumentou nas lagoas.
- C. Incorreta. O estudo acima mostra que a profundidade da camada aumentou de 2 metros para 7 metros.
- D. Incorreta. A vegetação de águas salgadas dos manguezais diminuiu porque a salinidade das lagoas caiu com a entrada de água doce.
- E. Correta. A erosão do aterro do canal é um problema.
Alternativas:
a) redução da largura do trecho reparado.
b) elevação da salinidade no sistema lagunar.
c) diminuição da profundidade do leito fluvial.
d) manutenção da vegetação de águas salgadas.
e) intensificação da erosão nas margens retificadas.
Leia mais sobre sobre assoreamento em: brainly.com.br/tarefa/26684881
#SPJ4