Quando surgiu o humanismo?
Soluções para a tarefa
surgiu no século XIV, perdurando até o final do século XV.
A origem do Humanismo é, entre os historiadores, um ponto de discórdia. É difícil precisar, explicitamente, uma primeira obra humanista, mas, de modo geral, podemos dizer que o Século XIV, se não a origem de todo o ideário humanista, é pelo menos o século em que ele se organiza enquanto movimento literário humanista, cultural e político, sendo esta reorganização o significado do humanismo.
O que é humanismo? Como um resumo do humanismo podemos dizer que é uma tendência literária e cultural que defende, entre outras coisas, o antropocentrismo e o combate ao dogmatismo, defendendo a dignidade humana acima de todas as outras coisas.
Tecnologia:
O Humanismo, que defendia um modelo diferente de explicação da natureza, baseado no racionalismo - e um modelo experimental ainda pouco desenvolvido - é responsável por uma recuperação dos ideais greco-romanos, com um surto tecnológico na urbanização e na astronomia, entre outras áreas, contando, entre seus mais ilustres representantes, cientistas célebres como Galileu.
Galileu Galilei:
Galileu Galilei, famoso astrônomo que fez contribuições para a matemática, descobriu corpos celestes, inventou o telescópio, o termômetro e o relógio de pêndulo, tendo sido perseguido pela Igreja Católica ao defender o modelo heliocêntrico - ou seja, que a terra girava em torno do Sol.
Filosofia:
A filosofia humanista - representada por homens como Thomas Morus, Erasmo de Roterdã e Maquiavel - tinha forte conteúdo político - ela pretendia, através do racionalismo, reorganizar os modelos políticos existentes, servindo, entre outras coisas, como elemento de organização do Absolutismo em bases racionais.
Além disto, a filosofia humanista também combateu, indiretamente, os abusos da Inquisição, defendeu a transgressão de dogmas religiosos em nome do progresso científico - como, por exemplo, a realização de autópsias - e de preconceitos sociais.
A burguesia a nobreza:
Tanto a burguesia quanto a nobreza, classes que tinham poderes políticos diferentes em diferentes regiões, receberam de modos distintos o advento do Humanismo.
A nobreza viu no Humanismo uma forma de racionalizar o Absolutismo, de modo que é em obras humanistas que vemos os primeiros ensaios em defesa de um "Absolutismo Esclarecido".
Já a burguesia viu no Humanismo os fundamentos para defender a República, de modo que a história das repúblicas mercantes italianas, por exemplo, e do humanismo se confundem, sendo Impérios Mercantis, como Veneza, centros difusores do Humanismo na Europa Ocidental.
Mais sobre o Humanismo em:
https://brainly.com.br/tarefa/9979584