História, perguntado por ezequias3773, 1 ano atrás

Quando foi promulgada a LDB - Lei 4.024/61, o cenário escolar era dominado pelo ensino tradicional, ainda que esforços de renovação estivessem em processo, sendo que as aulas de Ciências Naturais eram apenas ministradas nas duas últimas séries do antigo curso ginasial. De acordo com este tipo de ensino, os professores deveriam apenas transmitir os conhecimentos acumulados pela humanidade, por meio de aulas expositivas, e aos alunos, deveriam apenas absorver as informações. Com base nos fatos históricos do ensino de Ciências Naturais analise as asserções a seguir.



I. A qualidade do curso de Ciências Naturais era definida pela quantidade de conteúdos trabalhados, sendo que o principal recurso de estudo e avaliação era o questionário, onde os alunos deveriam responder detendo-se nas ideias apresentadas em aula ou no material didático escolhido pelo professor.

II. As propostas para o ensino de Ciências debatidas para a confecção da lei orientavam-se pela necessidade do currículo responder ao avanço do conhecimento científico e às demandas geradas por influência da Escola Nova, onde deslocou-se o eixo da questão pedagógica, dos aspectos puramente lógicos para aspectos psicológicos, valorizando a participação ativa do aluno no processo de aprendizagem.

III. Devido aos avanços alcançados e as transformações os objetivos preponderantemente informativos deram lugar a objetivos também formativos, onde as atividades práticas passaram a representar um importante elemento para a compreensão ativa de conceitos, chegando a ser proclamadas como a grande solução para o ensino de Ciências, as grandes facilitadoras do processo de transmissão do saber científico.​

Soluções para a tarefa

Respondido por LarissaMoura3
0

Estão corretas as afirmativas I, II e III.

A instituição escolar e o educador possuem o dever de realizar a promoção de medidas de estímulo aos alunos em relação ao processo de ensino e aprendizagem, através de atividades dinâmicas e participativas que podem ser desenvolvidos no caráter social.

O processo de avaliação caracteriza-se pela análise do desempenho dos alunos através de provas e testes que se dividem bimestralmente, por exemplo, visando a obtenção de um índice de aprovação.

Bons estudos!

Perguntas interessantes