Em tempos em que tem aumentado a preocupação e a disseminação de notícias falsas, principalmente àquelas divulgadas nas redes sociais – as chamadas fake news –, analise a seguinte situação:
Suponha que uma fake news foi criada por uma pessoa de um grupo de amigos, sendo os quatros integrantes a seguir os suspeitos por iniciar a divulgação dessa notícia falsa: Antônio, Enzo, Rose e Janaina.
Esses quatro integrantes resolveram marcar uma reunião para conversar sobre o assunto. Durante a reunião um diálogo foi iniciado:
- Antônio declarou: Enzo é o culpado.
- Enzo declarou: Janaina é a culpada.
- Rose disse: Eu não sou a culpada.
- Janaina: Enzo mente quando diz que eu sou a culpada.
Com base nas informações apresentadas na situação, responda:
a) Considerando que apenas um dos quatro integrantes do grupo é o culpado por disseminar a notícia falsa, qual dos integrantes foi o criador da fake news? Justifique sua resposta, apresentando uma explicação correta, baseada em argumentos válidos e nos conceitos de Lógica Matemática estudados na disciplina.
b) A partir da situação descrita, apresente falas para os quatro integrantes, diferentes das utilizadas, de modo a conduzir a um raciocínio diferente e que torne outra pessoa culpada. Apresente também os argumentos necessários para a resolução da situação que você elaborou.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
O criador da Fake News nesse caso foi Enzo.
A partir da ascensão das redes sociais, que foram introduzidas com a internet já estabelecida, a comunicação passou a ser mais ampla e com isso, assuntos cotidianos, como as informações passaram a ser transmitidas de um indivíduo para outro.
Deste modo, as fake news começaram a crescer, sendo um advento recente, mas que remete o início das redes sociais, trazendo a falsa notícia para o campo digital de relações humanas.
Um bom exemplo são as fake news a favor do governo do atual presidente.
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
História,
8 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás