Pedagogia, perguntado por agiomaioyprxz, 1 ano atrás

“Quando a autoridade da Igreja sobre o pensamento finalmente afrouxou, muita gente passou a acreditar que o conhecimento do mundo podia ser obtido apenas pelo uso da razão. Na filosofia, esse desenvolvimento é conhecido como racionalismo. Foi lançado por Descartes, depois do qual as figuras de destaque na filosofia racionalista foram Spinoza e Leibniz".

Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível em: MAGEE, Bryan. História da filosofia.  3ª ed. São Paulo: Loyola, 2001. p. 83.

De acordo com o texto e com os conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação sobre o racionalismo, leia as afirmativas seguir, marcando V para as afirmativas verdadeiras, e F para as falsas.

I. ( ) René Descartes, mesmo tendo vivido no século XVII, é considerado até hoje um dos mais influentes pensadores racionalistas.

II. ( ) Descartes afirmava que as ideias humanas são adquiridas, ou seja, vão se construindo na interação com o meio e com os outros homens.

III. ( ) Os pensadores racionalistas, entre eles Descartes, defendem que o conhecimento verdadeiro deriva da razão genuína.

IV. ( ) Os preconceitos são, para os racionalistas, obstáculos que impedem a razão de alcançar o verdadeiro conhecimento.

Agora, assinale a sequência correta:

A

F – V – F – V

B

V – F – V – F

C

V – V – F – F

DF – F – V – VE

F – V – V – F

Soluções para a tarefa

Respondido por leandro2222
1

Resposta:

Letra B

Explicação:

As assertivas I e III são VERDADEIRAS, visto que “René Descartes, que viveu no século XVII, foi um dos mais influentes filósofos racionalistas”  e “Para o racionalismo, todo conhecimento verdadeiro deriva da pura razão. [...]”

Já, as assertivas II e IV são FALSAS, pois, “como afirmava Descartes, se, para pensarmos, não necessitamos de nada material, é porque o conhecimento não depende dos sentidos. Para esse filósofo, as ideias humanas são inatas, isso é, já nascem conosco” e, “em oposição a Descartes, os filósofos empiristas não aceitam a teoria das ideias inatas. [...] Assim como os pensadores cristãos, Bacon (1979) também acredita na existência de obstáculos que impedem a razão de alcançar a verdade. [...] Porém, Bacon não identifica esses obstáculos com o pecado, mas sim com os nossos preconceitos”.

Perguntas interessantes