Qual os tipos de fenômenos. Ocorreram quando da queda e queima de um balão?
Soluções para a tarefa
Fenômeno químico exotérmico
Note que essa definição se refere ao saldo de energia da matéria transformada em relação ao meio ambiente após o fenômeno químico ter sido concluído, já que todos os fenômenos químicos necessitam de um fornecimento externo de energia – que pode variar de muito grande a muito pequeno – para serem desencadeados.
Por exemplo, para desencadear a combustão ou queima do papel, é necessário um fornecimento externo de energia, fogo.
Toda combustão só se inicia a partir de um fornecimento externo de energia.
Obs.: O fogo é uma emissão simultânea de calor e luz, que acompanha determinadas transformações químicas. Quando colocamos fogo em um papel, estamos fornecendo energia térmica e luminosa(radiante). A energia liberada na combustão é muito maior do que a energia que foi absorvida para desencadear a queima.
No entanto, o saldo de energia para o meio ambiente depois da combustão(queima) do papel é positivo, ou seja, a combustão do papel é uma transformação em que a energia liberada no final é maior que a energia absorvida para desencadear o fenômeno.
Dessa forma as cinzas sólidas e a matéria gasosa liberada na combustão completa do papel são mais estáveis que o papel em si porque foram formadas por meio de um processo químico exotérmico.
Toda combustão é um fenômeno químico exotérmico, e a matéria produzida numa combustão é mais estável do que a matéria que sofreu combustão para formá-la.
Obs.: O homem utiliza a energia liberada na combustão de alguns tipos de matéria, por exemplo, gasolina, álcool etílico e carvão para realizar trabalho como movimentar engrenagens de motores em geral, sejam de máquinas industriais ou agrícolas, sejam de meios de transporte.
Fenômeno químico endotérmico
Há casos em que os fenômenos químicos ocorrem com absorção de energia.
Fenômenos químicos que ocorrem com absorção de energia são denominados endotérmicos. A matéria que resulta de uma transformação endotérmica é em geral mais instável que aquela que lhe deu origem.
Para desencadear um fenômeno químico endotérmico, também é necessário que haja fornecimento externo de energia.
A diferença nesse caso é que o saldo de energia para o meio ambiente é negativo, isto é, a energia liberada no final é menor que a energia absorvida no inicio – a transformação da matéria absorve energia do meio ambiente.
Como todos os fenômenos ocorrem espontaneamente em direção a um aumento de estabilidade e a absorção de energia implica aumento de instabilidade, os fenômenos químicos endotérmicos não são muito comuns.
Com base em todos os conceitos que vimos até o momento, podemos definir energia de um modo mais amplo:
Energia é o que faz a matéria existir, se movimentar, modificar sua fase de agregação e transformar sua composição.