História, perguntado por Michellebatista463, 11 meses atrás

Quais os comandantes de cada expedição em canudos?

Soluções para a tarefa

Respondido por yan171
0
CANUDOS - Não ha manhans que se comparem ás de Canudos; nem as manhans sul-mineiras, nem as manhans douradas do planalto central de S.Paulo se equiparam as que aqui se expandem num firmamento puríssimo, com irradiações phantasticas de apotheose. Douram-se primeiro as cristas altas de Cocorobó. Paço de Cima e Cannabrava e a onda luminosa do dia sulca-lhes, lentamente ascendendo, os flancos abruptos e asperos semelhando uma queimada longinqua, nas serras. A orla illuminada amplia-se, vagarosamente, descendo pelos contrafortes e gargantas das montanhas fimbradas de scentelhas....Depois a pouco e pouco, um raio de sol escapa-se, tangenciando as quebradas mais baixas, e succedem-se rapidamente outros e vingando logo após a barreira das montanhas o dia desdobra-se deslumbrante sobre a planicie ondulada, illuminando-se repentinamente todas as vertentes das serras do Cambaio, Caypan e Calumby, até então imersas na penumbra.

E ha como que uma harmonia extranha nos ares de uma região da qual fugiram, de ha muito, espavoridas, todas as aves. Uma harmonia imperceptivel quasi e profunda, feita pela expansão intima da terra ante o beijo ardentíssímo da luz, recordando o facto mythologico da estatua de Mnemon, de Thebas.

Hoje, porém - coincidencia bizarra! - observei pela primeira vez uma manhan ennevoada e humida persistentemente varada por uma garôa impertinente e fina; uma manhan de inverno paulista. E quando os primeiros tiros da artilheria resoaram, dando começo a mais um encontro crudelissimo com os nossos selvagens adversarios, parece-me que mais lugubre se tornou a manhan, aggravada pela fumarada negra e espessa do bombardeio.

Este foi violento, desapiedado, formidavel; assisti-o da séde da comissão de engenharia.

Uma a uma, com uma precisão mathematica, as granadas estouravam dentro da área reduzida do inimigo, batendo-a em todos os pontos, casa por casa; ricochetando em certos logares e abrindo um circulo amplissimo de estragos, suspendendo além, bruscamente, numa explosão enorme, a poeira intensa dos escombros, alevantando mais longe a coma fulva e desgrenhada dos incendios.

Durante quarenta e oito minutos os canhões da Sete de Setembro, do centro e da direita da linha fulminaram, reviraram, revolveram um trecho do povoado onde repugnava á razão admitir a existencia de homens, sobrehumanamente bravos embóra. E durante todo esse tempo sob uma avalanche pesadíssima de ferro, nem uma vez se alteou da zona fulminada, immersa toda numa quietude pasmosa, inconceptível quasi; nem um vulto correndo estonteando pelas viellas estreitas e tortuosas, nem a mais leve agitação patenteavam a existencia de seres, alli dentro.

A artilheria fez estragos incalculaveis nas pequenas casas, replectas todas. Penetrando pelos tectos e pelas paredes as granadas explodiam nos quartos minusculos despedaçando homens, mulheres e crianças sobre os quaes descia, as vezes o pesado tecto de argilla, pesadamente, como a lagem de um tumulo, completando o estrago. Parece, porém, que os mal feridos mesmo sofreiavam os brados da agonia e os proprios timidos evitavam a fuga, tal o silencio, tal a quietude soberana e extranha, que pairavam sobre as ruinas fumegantes, quando, ás 6 e 48 minutos, cessou o bombardeio.

Foi determinado o assalto. Dois batalhões de linha, o 4º e o 29º, atravessaram, de armas suspensas, acceleradamente, a marche-marche, o rio; galgaram, rapidos, o barranco empinado da margem esquerda e surgiram do bayoneta calada em frente da egreja nova.
Perguntas interessantes