Qual o significado de Democracia e Gestão escolar na perspectiva Democrática?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1-A gestão escolar é o meio pelo qual as instituições educacionais são conduzidas e organizadas, tendo em vista os fatores econômicos, políticos, estruturais, pedagógicos, sociais, dentre outros. É a partir das ações da gestão que a escola toma posse de seus métodos e perspectivas para o desenvolvimento dos processos educativos. Aliada a ela, surge a democratização da mesma que tem sido um assunto corriqueiro no meio educacional. Afinal, essa concepção de gestão tem trazido novos horizontes para a educação brasileira, pois proporciona avanços de significativa relevância para a educação, tais como o envolvimento da comunidade escolar na escolha do diretor da escola e a implantação dos conselhos escolares com papel deliberativo e decisório.
Dentre as características da gestão democrática podemos destacar o planejamento participativo como algo que traz relevantes contribuições no processo de democratização da educação. “A participação é condição básica para a gestão democrática. Uma não é possível sem a outra. É desse modo que a gestão democrática é concebida como projeto coletivo” (SEDUC, 2012, p. 7).
Quanto a esse tipo de planejamento, nota-se que há uma grande dificuldade em perceber como ele deve ter uma ação efetiva. Nessa ótica, a participação no planejamento, pode tornar-se uma mera ficção ou uma ilusão, onde parece haver tal participação, quando na verdade, ela não acontece de fato, pois não são oferecidos a autonomia e o poder sobre as decisões, o que acontece, na realidade, é apenas um acompanhamento das ações a serem planejadas.
Há a possibilidade de um planejamento participativo a partir do momento em que todos demonstram um papel atuante, de caráter decisório e influente quanto ao planejamento. Temos assim, sujeitos participantes na íntegra e não apenas meros espectadores.Uma gestão que seja realmente democrática leva em consideração os fatores sociais nos seus mais diferentes âmbitos. A que se ter uma maior sensibilidade para tais questões, pois elas requerem uma maior atenção na forma como são concebidas, estratégias de como lidar com elas e possíveis soluções para problemas que possam ocorrer advindos desse âmbito social. A administração escolar se encontra influenciada pela questão social a partir do momento em que passa a praticar algumas das orientações citadas anteriormente, ou algo similar a elas. Caso contrário, podemos ter um diagnóstico mais preciso sobre o tipo de administração vigente em uma unidade escolar, se democrática ou não.
2-Todo estudante de Direito já ouviu ou leu, em algum estágio do curso, que democracia significa “poder do povo” (ou, de forma ainda mais vulgarizada, governo do povo). Ora, essa é uma definição vazia e absolutamente imprecisa.
Explicação:
2 -Criar uma definição de democracia não representa tarefa fácil. Os manuais que usamos nos cursos de Direito, nas disciplinas de Teoria do Estado ou Direito Constitucional, que o digam. Parcela considerável desse material opta por enfrentar o problema da definição conceitual de democracia a partir da tática mais elementar e que, de plano, é rejeitada por Sartori: a etimológica. Todo estudante de Direito já ouviu ou leu, em algum estágio do curso, que democracia significa “poder do povo” (ou, de forma ainda mais vulgarizada, governo do povo). Ora, essa é uma definição vazia e absolutamente imprecisa. Além de soar paradoxal com relação àquilo que efetivamente encontramos na prática política de diversos Estados, pesa ainda contra ela o fato de apontar de forma muito transparente para o ideal de autogoverno que, em termos contemporâneos, exige uma construção bastante complexa.
Sartori propõe, então, que busquemos uma definição que, sem perder de vista os elementos deontológicos/normativos da democracia, seja também consciente da necessidade descritiva que esse conceito deve possuir. Vale dizer: é preciso que essa definição nos permita analisar aquilo que a política realmente “é”. Assim, uma definição adequada deve ser, ao mesmo tempo, descritiva e prescritiva.