qual o assunto mais polêmico? explique a sua reposta.
Soluções para a tarefa
Assuntos que geram polêmica:
1. Violência
Sem dúvida a violência entre jovens é um dos temas para debates escolares mais relevantes para trabalharmos em sala de aula.
Precipuamente, isso porque os jovens são as principais vítimas da violência em nosso país, e entender como funciona esse circuito, desde a sua origem e ato final gera conhecimento.
Tendo a informação como foco principal gera educação e entendimento do cenário social de uma forma completa e que ajude os jovens a fugirem das estáticas de violência contra os jovens do Brasil.
Anualmente os números são alarmantes e precisam ser combatidas em sua raiz, e uma delas passa pelo processo de conscientização dos juvenis e adolescentes.
Sobretudo, esse passo pode ser dado através dos próprios jovens, por isso é fundamental produzir uma abordagem na linguagem correta e falar sobre os assuntos preferidos dos jovens.
Fazer girar através desses diálogos ações práticas junto à comunidade e a escola para diminuir o número da violência local.
Mapa da violência entre os jovens do Brasil apresenta altos índices que consomem a vida juvenil, por esta razão é preciso abrir debate e falar sobre violência entre os jovens causas e consequências.
Acima de tudo para que façam as suas escolhas e transformem a sociedade, dando um importante passo dentro da escola.
2. Drogas
Uma breve introdução sobre as drogas pode nos levar a entender a violência social que se proliferou nos ambientes em geral, mas em especial nas escolas.
Segundo pesquisa da Organização das Nações Unidas (ONU), o álcool é o maior fator de risco de morte entre adolescentes entre 15 e 19 anos.
São mais de 3 milhões de mortes por ano resultadas do uso do álcool, e isso representa 5,3% do total de mortes.
A sociedade evidencia isto de modo geral, e jovens e drogas são uma conexão negativa que destrói e tem sido um potencializador do índice de violência social.
Palestra sobre gestão emocional para jovens
O aumento do consumo de drogas entre jovens e adolescentes é alarmante e por esta razão é preciso debater políticas públicas.
Trazer também o debate bem como combate às drogas entre os jovens para escola e fazê-los entender causa do consumo de droga na adolescência em especial.
Isso pode fazê-los entender um panorama muito mais amplo e apontar novos caminhos para reescrever as história.
3. Uso de celular em sala de aula
Celular é uma ferramenta poderosa que a tecnologia nos oferece para melhorar e potencializar a forma como nós comunicamos.
No entanto alguns especialistas afirma que o uso de celular em sala de aula prejudica o aprendizado.
Mas é preciso entender que o uso do celular em sala de aula como uma ferramenta pedagógica é fundamental para o desenvolvimento educacional dos alunos.
Muito se questionam se o professor pode usar o celular em sala de aula é a um debate que deve ser trazido a escola.
A Deputada Angela Portela, relatora da lei que veda o uso de telefones celulares nas escolas públicas de todo o país.
Para mais detalhes veja o parecer da Comissão de Educação e Cultura, pela aprovação deste e dos de nºs 2.547/07 e 3.486/08.
Mas há uma grande discussão ao redor desse assunto, pois sabemos que existe locais onde a lei não é cumprida.
E questionam se o professor pode usar celular em sala de aula, o aluno também pode, enfim mais um tema para discutirmos no ambiente escolar.
4. Exclusão social
Muito se fala sobre a inclusão social isso porque existe dentro da estrutura cultural do país vários tipos de exclusão social.
E debater a exclusão social com os alunos é fundamental, apresentar as consequências da exclusão social bem como os efeitos nocivos que isso causa na sociedade.
Uma mudança substancial é parte de um processo de conscientização e desenvolvimento da cultura do indivíduo.