História, perguntado por batmancascudo, 9 meses atrás

qual foi o principal obejetivo da revolução mexicana?

Soluções para a tarefa

Respondido por Ruthezinha
0

Resposta:

O México sempre havia sido governado pela elite agrária do país, isto quer dizer que principal governante visava proteger as pessoas de grandes posses. Todos esses privilégios com os mais ricos atenuava ainda mais a vida empobrecida dos pequenos agricultores, situação essa que piorou quando Porfírio Diaz assumiu o governo mexicano no ano de 1876, administrando o país de forma ditatorial por mais de 30 anos.

Apesar do crescimento industrial que o México conseguiu com o governo de Diaz, a desigualdade ficou ainda mais evidenciada e o sentimento de revolta crescia na mesma proporção. O ditador não respeitava nenhum direito da sociedade pobre e sempre realizava eleições forjadas, nas quais ele sempre saía como vencedor.

Em 1910 ocorreu mais uma eleição e Francisco Madero se candidatou pela oposição, levantando a bandeira da distribuíção de terras de forma igualitária, além de garantir os direitos dos índios que tiveram seus territórios de origem roubados. Porém, mais uma vez Diaz sai como vitorioso, o que não impediu Madero de alertar a população sobre os direitos dos cidadãos, as fraudes que ocorriam nas eleições e promover uma rebelião que acabou com a saída de Porfírio e a entrada do revolucionário no poder. Esse, por sua vez, virou o governante com a promessa de realizar a reforma agrária sonhada por muitos agricultores de pequeno porte.

Explicação:

Perguntas interessantes