História, perguntado por cyfy, 1 ano atrás

Qual foi o feito administrativo mais notável do Império Persa​

Soluções para a tarefa

Respondido por biburts
12

Resposta: Durante o reinado de Dario I ( 521 a 485 a.C. ), o império Persa atingiu seu grande apogeu. Além de expandir militarmente o império, Dario cuidou, sobretudo, de organiza-lo administrativamente.

Dario dividiu o império em várias províncias, chamadas satrapias. Cada satrapia era governada por um administrador local denominada sátrapa.

Para prevenir-se contra o excesso de autoridade do sátrapas, procurou vigiar e controlar seus poderes, designando um general de sua confiança como chefe do exército de cada satrapia.

Além disso, periodicamente, enviava altos funcionários a todas as províncias para fiscalizar os sátrapas. Esses inspetores reais ficaram conhecidos como olhos e ouvidos do rei.

Não havia uma capital única para o Império, isto é, o rei poderia ficar, temporariamente, em algumas cidades, como Pasárgada, Persépolis, Ecbatona ou Sasa.

Ainda tendo em vista as questões da unidade administrativa, os persas aperfeiçoaram os transportes e as comunicações. Grandes estradas foram construídas entre as principais cidades do império, destacando-se a estrada que ligava as cidades de Sardes e Susa, com 2.400 Km de extensão. Desenvolveu-se também um bom serviço de correios, a cavalo, com diversos postos espalhados pelos caminhos.  A adoção da lingua aramaica em todos os documentos oficiais era mais uma medida que visava a unidade do imenso império. O aramaico era a língua usada pelos funcionários do governo e principais comerciantes.

Respondido por hihihihihihehehehhe
0

Resposta:

Durante a Antiguidade, a região da Mesopotâmia foi marcada por um grande número de conflitos. Entre essas guerras destacamos a dominação dos persas sobre o Império Babilônico, em 539 a.C. Sob a liderança do rei Ciro, os exércitos persas empreenderam a formação de um grande Estado centralizado que dominou toda a região mesopotâmica. Depois de unificar a população, os persas inicialmente ampliaram as fronteiras em direção à Lídia e às cidades gregas da Ásia menor.

Explicação:

A estabilidade das conquistas de Ciro foi possível mediante uma política de respeito aos costumes das populações conquistadas. Cambises, filho e sucessor de Ciro, deu continuidade ao processo de ampliação dos territórios persas. Em 525 a.C., conquistou o Egito – na Batalha de Peleusa – e anexou os territórios da Líbia. A prematura morte de Cambises, no ano de 522 a.C., deixou o trono persa sem nenhum herdeiro direto.

Depois de ser realizada uma reunião entre os principais chefes das grandes famílias persas, Dario I foi eleito o novo imperador persa. Em seu governo foram observadas diversas reformas políticas que fortaleceram a autoridade do imperador. Aproveitando da forte cultura militarista do povo persa, Dario I ampliou ainda mais os limites de seu reino ao conquistar as planícies do rio Indo e a Trácia. Essa sequência de conquistas militares só foi interrompida em 490 a.C., quando os gregos venceram a Batalha de Maratona.

Perguntas interessantes