Filosofia, perguntado por Guresende13, 1 ano atrás

Qual foi a importância para a humanidade dos seguintes pensadores:
- Nicolau Maquiavel;
- Thomas Hobbes;
- Rousseau;
- John Locke;
- Montesquieu.

Soluções para a tarefa

Respondido por elamambretti
14

Olá,

Nicolau Maquiavel, dedicou seus estudos na compreensão do homem e da formação do estado na realidade de como são. Através de experiências e fatos históricos reais desenvolveu uma filosofia, especialmente política, em que a teorização a partir da imaginação é inútil. Afastou a politica da teologia e da filosofia moral, desenvolvendo-a como uma disciplina em si mesma. Observou que, as regras morais afetam muito pouco a ação e decisões dos políticos.  

Para Tomas Hobbes, mesmo que alguns homens possam ser mais inteligentes ou mais fortes que outros, em seu  estado natural, não poderiam se sobrepor. Porém considera o desejo, o interesse próprio, fator que atrai os homens para a formação das sociedades, onde só poderiam viver em total harmonia se concordassem em se submeterem a um poder centralizado e absoluto. Segundo Hobbes, o estado cristão e a igreja faziam parte de um mesmo corpo.

Jean-Jacques Rousseau, defendeu a concepção de que a natureza humana é boa e que, a sociedade é quem a corrompe. Seria então necessário, uma redução do poder do Estado soberano sobre os cidadãos livres, que se organizariam sobre a forma do contrato social, livres das imposições do Estado e articulados nos princípios da sociedade civil. Suas idéias inspiraram tanto liberais quanto socialistas do século XIX.

John Locke, defendeu que o homem nasce com a mente limpa e vai preenchendo-a com a experiência da vida, os homens não eram bárbaros ou primitivos, mas que quando há reconhecimento da condição livre do homem e de sua igualdade, a vida é pacífica. Defendia a divisão de poder entre Executivo, Legislativo e Judiciário, porém com predominância do poder Legislativo emanar do povo. Defendeu também a separação da Igreja do Estado.

Para Montesquieu, existem dois tipos de leis:  as leis naturais (divinas), que regem a natureza, são perfeitas e indiscutíveis e as leis instituídas pelo homem, chamadas “leis positivas”. Ambas deveriam buscar expressar as necessidades dos povos, relacionando-se às formas de governo, clima e condições geográficas. Formulou a separação e distinção entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, que deveriam se autorregular e com equilíbrio estático. Este modelo foi adotado pela maioria das Repúblicas e é, atualmente, a base para os chamados estados democráticos de direito.

Respondido por rayanegatalf
2

Explicação:

quero uma explicação sobre as ideias de jonh licke

Perguntas interessantes