qual e o objetivo do brasil com o mercosul
Soluções para a tarefa
Resposta:
Desde o começo do bloco e durante todo o percurso dele até agora, o Brasil ocupou uma posição de liderança entre os Estados Parte. Dadas as devidas proporções, pode-se comparar a importância política e econômica do país no Mercosul com a atual relevância da Alemanha na União Europeia.
O destaque do país é evidente até quando se avalia as dimensões geográficas e demográficas do bloco:
com 12 milhões de km², o Mercosul abrange cerca de 72% da América do Sul e tem uma área, aproximadamente, três vezes maior que a da União Europeia. O Brasil ocupa mais de 65% desse espaço;
a população do bloco chega aos 275 milhões de habitantes, dentre os quais, cerca de 70% são brasileiros.
O Mercosul equivale à quinta maior economia mundial (PIB de R$ 2,7 trilhões), e as trocas comerciais internas no bloco cresceram 12 vezes desde a instituição dele (dados apontam um pico de US$ 13 bilhões em 2013).
Nesse cenário, as exportações brasileiras e o saldo comercial no interior do bloco aumentam todos os anos. Enquanto 56% das exportações brasileiras para o mercado fora do bloco são de bens industrializados — o restante sendo de matérias-primas —, o índice chega a 84% no Mercosul.
Existem duas perspectivas diferentes sobre a relação do Brasil com o Mercosul. Uma parte das análises sobre a questão de que ela é majoritariamente benéfica para o país, pois fortalece a economia regional, aumenta o intercâmbio de tecnologia entre eles e, claro, favorece as exportações, especialmente do Brasil.
Já os críticos do bloco o apontam como uma união aduaneira imperfeita, em que os membros advogam mais em causa própria, muitas vezes, do que em favor de benefícios para todas as partes. Para quem se alinha a essa perspectiva, as diferenças econômicas entre os países mais ricos do bloco, Brasil e Argentina, causariam um desequilíbrio na relação entre eles.