Biologia, perguntado por joaovpr2008, 1 ano atrás

Qual é o nome do processo que dá origem ao Pinhão?​

Soluções para a tarefa

Respondido por marynasantos2014
1

Resposta:

A araucária ou pinheiro-do-paraná (Araucaria angustifolia) é uma gimnosperma típica da região sul que produz uma semente comestível, o pinhão, que é muito apreciada tanto pelos seres humanos quanto pelos animais

Explicação:

Respondido por mapedro61
1

Resposta: O nome do processo é Polinização

Explicação: para entender como acontece

Pinhão é a designação genérica da semente de várias espécies de pinaceaes e araucariaceaes, plantas gimnospérmicas, isto é, cuja semente não se encerra num fruto. O pinhão se forma dentro de uma pinha, fechada, que com o tempo vai-se abrindo até liberar o pinhão. Nas pináceas (a exemplo do Pinus elliottii), as sementes são dotadas de uma película, como uma espécie de asa, que se descola da pinha madura e possibilita que as sementes sejam espalhadas pelo vento, iniciando-se assim o processo de crescimento de um novo pinheiro.

A água é imprescindível para a fecundação nas plantas vasculares sem sementes, já que é por meio dela que o gameta masculino (anterozoide) móvel e flagelado se desloca até o gameta feminino (oosfera). Entretanto, as gimnospermas apresentam uma outra estratégia reprodutiva, passando a não depender mais da água para o transporte do gameta. Nessas plantas, o microgametófito (gametófito masculino) é o grão de pólen, que é transferido (na maioria das vezes através do vento) para um megagametófito (gametófito feminino) localizado dentro de um óvulo, sendo este processo chamado de polinização. Após a polinização, o grão de pólen produz uma expansão denominada tubo polínico, a qual conduz os gametas masculinos até o arquegônio (local de produção do gameta feminino). Nas coníferas e nas gnetófitas, os gametas são imóveis, enquanto que nas cicadófitas e no ginkgo os gametas são móveis.

Perguntas interessantes