Qual é as curiosidades sobre o romantismo na europa ?
Soluções para a tarefa
O Romantismo representou uma reação ao Iluminismo e ao Neoclassicismo. Na Alemanha, mesmo admirando as conquistas iluministas e a Revolução Francesa, os intelectuais defenderam o predomínio do indivíduo sobre a coletividade e da paixão sobre o racionalismo. Na Inglaterra, a influência Industrial determinaram o nascimento de uma literatura popular, apoiada no idealismo. Já na França, marcada pelo liberalismo conservador que opunha ao espírito revolucionário, a produção literária no início do século XIX combinou as idéias liberais às neoclássicas, assumindo um tom mais moralizador do que crítico.
1. O espírito romântico na Alemanha
Na Alemanha do 'Século das Luzes', não existiu um movimento intelectual defensor dos valores da burguesia. Com uma classe média sem poder político, um fenômeno como a Revolução Francesa não teria êxito. Os escritores alemães valorizavam o individualismo, a liberdade e as particularidades nacionais, segundo as idéias do filósofo Johann Gottfried Herder (1744-1803), para quem a arte deveria refletir o espírito de cada povo. Nesse momento, iniciam-se os movimentos políticos em prol da unificação do Estado alemão.
2. Os precursores: Goethe e Schiller
Johann Wolfgang von Goethe nasceu em Frankfurt, em 1749, e morreu em Weimar em 1832. É um dos fundadores do movimento literário Sturm und Drang (Tempestade e Ímpeto), considerado a base do Romantismo literário na Alemanha. Admirador da cultura italiana, como se observa em Elegias Romanas (1795), suas obras mais importantes são: Götz von Berlichingen (1773), Os Sofrimentos do Jovem Werther (1774), Hermann e Dorotéia (1798) e Fausto – tragédia em duas partes: a primeira publicada em 1808 e a segunda, em 1832. A criação dessa obra ocupou a maior parte de sua vida.
Johann Christoph Friedrich von Schiller nasceu em Marbach, em 1759, e morreu em Weimar, em 1805. Sua amizade com Goethe baseava-se na crença na unidade cultural alemã e nos valores do Humanismo. Os Bandidos (1781), Mary Stuart (1800), A Donzela de Orleans (1801), Dom Carlos (1787) e Guilherme Tell (1804) são suas obras mais importantes.
3. Os irmãos Von Schlegel
Os irmãos August Wilhelm (1767-1845) e Carl Wilhelm Friedrich von Schlegel (1772-1829) contribuíram decisivamente para o desenvolvimento do Romantismo alemão. August estudou a ciência literária e sua evolução histórica e, em 1804, publicou Ramos de Flores – uma compilação de traduções de autores italianos, espanhóis e portugueses. Seu irmão Friedrich interessou-se pelas línguas antigas. Escreveu, entre outras obras, Sobre a Mestria de Goethe (1798) e Sobre a Sabedoria dos Índios (1808).
4. Novalis (1772-1801)
Seu verdadeiro nome era Friedrich Leopold von Hardenberg. Novalis não pensava em ser poeta até sua amada, Sophie von Künst, morrer aos 15 anos. Sentiu então a necessidade de traduzir em versos essa tristeza. Como escritor, é conhecido sobretudo por sua grande obra inacabada, Heinrich von Ofterdingen (1802), com forte influência de Goethe.
Entre outros.