Qual é a relação entre o surgimento da escrita da moeda da Lei e da polis e o surgimento da filosofia??
Soluções para a tarefa
O surgimento da moeda faz com que os homens realizem trocas abstratas e indiretas, dando um preço às coisas. Ao invés de trocar duas abóboras por um peixe, o agricultor vendia suas abóboras para adquirir um peixe, que tinha um valor estabelecido matematicamente, assim como suas abóboras: o peixe valia mais ou menos moedas que as abóboras?
O surgimento da escrita também favoreceu o pensamento abstrato. Na Grécia, a escrita era fonética, tal como a nossa -- as letras representavam sons e não ideias (a escrita chinesa representa ideias: há uma letra para significar "mulher", por exemplo; outra, para "árvore" etc.) A escrita também abria caminho para representar por abstrações ideias concretas, preservar essas ideias para o futuro e discuti-las.
A lei escrita deu segurança aos cidadãos. Havia regras fixas que deviam ser conhecidas por todos, punições fixas para cada crime etc. Trocou-se a vontade arbitrária do governante por uma lei fixa sob a qual as pessoas deviam viver e cuja aplicação poderia ser discutida.
A pólis ou a cidade tal como a conhecemos, instituição política, permitiu que os homens livres e nascidos na cidade se tornassem cidadãos e pudessem discutir o futuro da cidade.
O surgimento da moeda fez com que a partir das trocas surgisse a escrita e após isso as leis, polis veio logo atrás com o surgimento da filosofia.