Produza um pequeno texto que possa auxiliar na conscientização dos jovens quanto ao uso excessivo do celular
Soluções para a tarefa
Resposta:
Em “O Auto da Barca do Inferno”, Gil Vicente – pai do teatro português- redige uma crítica ao comportamento vicioso do século XVI. Distante da ficção, o Brasil do século XXI corrobora às mesmas acepções no que se refere ao uso excessivo de celulares na infância. Nesse sentido, torna-se inequívoco como causas, a busca por prazeres instantâneos, bem como a indolente mudança na mentalidade social.
Sob esse viés, pode-se apontar como um obstáculo à consolidação de uma solução, a busca por prazeres instantâneos. De acordo com o Hedonismo – doutrina filosófica-moral-grega -, o prazer é o gozo supremo da vida humana. Nessa perspectiva, a busca por prazeres instantâneos é fundamentada como o discernimento da vida moral. No entanto, essa busca caracteriza-se como um exacerbador na questão do uso excessivo de celulares na infância, atuando vigorosamente em sua essência. Assim, a ausência de uma delineação moral e menos imediatista impede que o problema seja resolvido, podendo, inclusive, trazer decorrências prejudiciais à saúde dos indivíduos, o que, além de grave, torna o público infantil um refém de tal prática tecnológica.
Outrossim, a indolente transformação mental ainda é um grande impasse para resolução da problemática.
Conforme Durkheim, a conjuntura social é a maneira coletiva de se expressar. Sob essa lógica, é possível notar que o problema do manuseio exacerbado de celular na infância é vigorosamente manipulado pelo pensamento coletivo, uma vez se o indivíduo cresce adentrado em um cenário social tecnológico - isolado, introvertido -, a tendência é adotar esse comportamento também, o que torna a situação ainda mais complexa.
Logo, medidas estratégicas são imprescindíveis para alterar esse cenário. Urge, portanto, que as prefeituras, em cooperação com o governo do estado, viabilizem a criação de oficinas educativas a serem desenvolvidas nas semanas culturais dos colégios estaduais. Esses eventos logram ser organizados por meio de atividades práticas, como dramatizações, dinâmicas e jogos, de modo a proporcionar uma ampla visualização do assunto, além de palestras de sociólogos que orientem a importância da gestão familiar para atenuar o uso excessivo de celulares na infância, com embasamento científico, a fim de perfazer a elucidação da população brasileira sobre o tema. Dessa forma, os cidadãos obrarão efetivamente na mudança da realidade social verde-amarela contemporânea.
Explicação:
Preocupados principalmente com o impacto disso entre os jovens, que, segundo estudos, são os usuários que passam mais tempo mexendo nos celulares, pesquisadores da Universidade da Coreia em Seul decidiram investigar como essa dependência se dá do ponto de vista da química cerebral. Para tanto, o neurorradiologista Hyung Suk Seo reuniu um grupo de 19 jovens, com média de idade de 15,5 anos e dependência em internet e/ou smartphones diagnosticada, e outro com 19 adolescentes da mesma faixa etária, mas que não sofriam doDoze dos 19 que não conseguiam viver longe dos aparelhos receberam nove semanas de terapia cognitivo-comportamental, adaptada de um programa desenhado para dependentes em jogos de azar, como parte do estudo. Os pesquisadores utilizaram testes padrão de adicção em tecnologia para medir a severidade do vício. problema.