qual é a relação entre o suor e a regulação de temperatura
Soluções para a tarefa
O homem é um animal homeotermo, ou seja, tem capacidade de regular a temperatura interna corpórea para mantê-la entre 36,5 e 37,2ºC, independentemente do meio externo.
Mecanismos de perda de calorConstantemente nosso corpo perde calor por meio de mecanismos como radiação (seres vivos irradiam calor para o ambiente), condução (contato com ar e água) e convecção (o ar quente que sobe). A evaporação é o mais eficaz de todos, responsável pela perda de 22% do calor corporal.
Há dois tipos de evaporação:• Transpiração: ocorre constantemente através dos poros da pele e vias respiratórias.
• Superficial: provoca a expulsão de suor pelas glândulas sudoríparas. Quando o corpo esquenta, ele envia a informação para a área pré-óptica do cérebro (localizada abaixo do hipotálamo) que desencadeia a produção de suor. Outra forma comum de se livrar desse excesso de calor é a vasodilatação: o sangue dos vasos se dilatam, o sangue flui em maior número perto da pele, tornando-a avermelhada.
A febre ocorre quando os mecanismos de perda de calor não funcionam.
Ganho de calorNosso corpo recebe calor externamente pela radiação do sol e da atmosfera. Interiormente, os principais mecanismos de ganho de calor em nosso corpo são a vasoconstrição e piloereção (o famoso “arrepio”). Quando o corpo não consegue manter a temperatura adequada, entra em um estado de hipotermia.