Saúde, perguntado por TalitaV1, 1 ano atrás

Qual é a relação da tireoide e o nosso estado emocional ?

Soluções para a tarefa

Respondido por carmoni
0

Resposta:

Explicação: As variações nos níveis de hormônios incidem de maneira direta não apenas no âmbito físico, mas também no cognitivo e emocional. Por isso, são igualmente importantes os sintomas psicológicos e as alterações do estado emocional que produzem.

Na verdade, os transtornos psicológicos são o principal motivo pelo qual os pacientes com hipotireoidismo procuram uma consulta. Entre as reclamações estão a perda progressiva de iniciativa e interesse devido à diminuição generalizada da velocidade dos processos mentais.

Isso provoca a manifestação de problemas de memória, comprometimento intelectual, dificuldade de atenção e concentração (principalmente em tarefas de cálculo) e um pensamento que as pessoas definem como confuso. A tireoide é muito sensível aos estímulos psicológicos. Por isso, os pacientes com uma atividade baixa apresentam um estado emocional próximo da tristeza, da nostalgia, da melancolia, e até mesmo da depressão.

Nos casos mais graves e que não receberam o tratamento adequado, o transtorno pode levar à demência. Por sua vez, o hipertireoidismo costuma provocar irritabilidade, nervosismo, hiperatividade, impaciência e mudanças bruscas de humor. Está associado ao aumento da ansiedade, agitação mental, labilidade emocional (as pessoas choram com frequência, sem conseguir se controlar) e insônia. O caso é que, se esses sintomas não forem tratados, podem ocorrer delírios e alucinações. Além de problemas cardíacos, ósseos, musculares e reprodutivos muito graves.

Perguntas interessantes