qual e a importância da divisão do poder entre cristãos e mulçulmanos para a política libanesa?? me responde por favor e pra hoje a tarde e vale ponto
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
LÍBANO: O PAÍS COM A MAIOR PORCENTAGEM DE CRISTÃOS NO ORIENTE MÉDIO O Líbano, juntamente com a Síria, é um dos países árabes que mais enviaram emigrantes para o Brasil. É um pequeno país, em geral montanhoso, com 10.452 km² e uma população de cerca de 4 milhões de habitantes. Ele já foi um dos países mais prósperos da região - possui solos férteis, clima agradável e excelente posição geográfica para o comércio mundial -, mas hoje é um dos mais pobres e ainda enfrenta enormes problemas internos, apesar de, nos últimos anos, vir sendo reconstruído.
Os dois grandes problemas do país são: a vizinhança com Israel (que fica ao sul do Líbano) e consequentemente a presença em seu território de milhões de refugiados palestinos, fato que levou ao surgimento de grupos terroristas e a inúmeras invasões no sul do país por tropas israelenses; a divisão de sua população em muçulmanos (que apoiam a causa palestina e odeiam Israel) e cristãos (que detestam os refugiados e em várias ocasiões se aliaram a Israel). Os muçulmanos (divididos em sunitas e xiitas), abrangem 54% da população. E os restantes, 41% são compostos por cristãos: maronitas, principalmente, além de gregos ortodoxos, católicos, cristãos armênios, cristãos assírios, etc, além dos drussos (comunidade religiosa autônoma, que usa a língua árabe e seguem um modelo social muito parecido com os árabes muçulmanos), que compõem 5% da população.
Mapa de parte do Oriente Médio, onde se localiza o LíbanoGEOGRAFIA DO LÍBANO O Líbano localiza-se no extremo leste do mar Mediterrâneo. Em sua costa, de aproximadamente 225 km de extensão e 70 km de largura, situam-se algumas das principais cidades e ponto turísticos do país: Beirute, Byblos, Sidon, Trípoli e Tyro. Elas estão localizadas próximas à cordilheira do Monte Líbano, a coluna vertebral do país que, na Antiguidade, era coberto por florestas de cedro, carvalho e árvores de várias essências aromáticas. Nessa cordilheira encontra-se o ponto mais elevado do país, o Qurnat as Sawda, com 3.088 metros acima do nível do mar, localizado no centro-norte do território libanês.
Qurnat as Sawda - ponto mais elevado do Líbano No lado oriental do Monte Líbano está o Vale de Bekaa, planície fértil, chamada na Antiguidade de "celeiro do Império Romano", onde se encontram várias cidades como, Baalbeck, Aanjar, Zahlé, entre outras. A planície termina na fronteira com o Anti-Líbano, a segunda cadeia de montanhas do país (barreira do deserto), que forma a cordilheira do Monte Hermon (Jabal al-Cheikh), menos favorecida pelas chuvas e menos habitada.
Monte Hermon Ao norte e ao leste, o Líbano faz fronteira com a Síria e ao sul com os territórios palestinos ocupados e com Israel.
O clima do Líbano é do tipo mediterrâneo moderado. O inverno é úmido na costa e com queda de neve nas regiões montanhosas, enquanto o verão é quente na costa e úmido nas montanhas, favorecendo o turismo em todas as estações.
Outra característica natural favorecida no Líbano é a hidrografia: os rios e fontes são alimentados pelo derretimento das neves que cobrem as montanhas no inverno. Os principais rios do país são o Litani, que nasce no Vale do Bekaa, o Al-Kébir e o Oronte. O rio Litani é o único grande rio do Sudoeste Asiático que não cruza uma fronteira internacional.
Rio Litani Grande parte do solo libanês sofre com a erosão, sendo a vegetação escassa, principalmente no interior devido à atividade pecuária. Na região do Mediterrâneo e no Vale do Bekaar encontram-se as principais áreas de cultivo de frutas e cereais.
Vale do BekaarHISTÓRIA DO LÍBANO O território em que hoje se localiza o Líbano entrou na história escrita por volta do ano 3000 a.C.. A sua faixa costeira era habitada por um povo semita, os cananeus, aos quais os gregos deram o nome de fenícios, devido ao fato de venderem uma tinta púrpura (phoinikies) feita a partir de um molusco (o Haustellum brandaris). Fazia parte do Crescente Fértil, região que compreendia os territórios dos atuais Israel, Jordânia, Líbano, partes da Síria, do Iraque, do Egito, o sudeste da Turquia e o sudoeste do Irã. O termo "Crescente Fértil" refere-se ao fato de a região parecer com um arco semelhante a uma Lua crescente.
Perguntas interessantes
Filosofia,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Música,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás