Qual diferença entre o capitalismo liberal/neoliberal do capitalismo intervencionista, situando-se no tempo e no espaço.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O capitalismo liberal ou de Laissez-faire presumia um Estado mínimo, que iria ocupar-se de questões básicas, como a manutenção do sistema jurídico, responsável por manter a vigência da propriedade dos meios de produção, e a manutenção das forças de segurança como policia e exército. Mas não iria intervir em questões do âmbito econômico. Isto é, pouca ou nenhuma regulação econômica, poucos impostos e pouco ou nenhum direito trabalhista. Em suma, seria um capitalismo de Livre Mercado. Esse capitalismo foi mais forte entre o século XIX e início do XX.
Já no capitalismo intervencionista, é admitido intervenção do Estado na economia, seja regulando o mercado através de legislação, tributando e subsidiando e fazendo valer direitos trabalhistas. Em suma, é quando o Estado não permite que apenas o livre mercado atue, mas ele própria proporciona o desenvolvimento econômico. O capitalismo intervencionista ganhou mais força após a Crise de 1929 e a adoção do keynesianismo como política econômica contra-cíclica.
Explicação: