É referência nacional quando se trata da formulação de currículos do sistema relativos as redes escolares do Estado, Distrito Federal e Municípios, além de contribuir para que haja um alinhamento entre políticas e também ações no âmbito federal, estadual e municipal. Norteando as políticas educacionais referente ao fortalecimento do regime e colaboração entre as três esferas do governo.
Esse conceito se trata de:
Soluções para a tarefa
Resposta: Base Nacional Curricular Comum
Explicação: Integra os currículos das redes educacionais das três esferas do Poder Público, através de competências e conteúdos mínimos para a Educação Básica Nacional.
Esse conceito se refere Base Nacional Curricular Comum (BNCC) que ajuda a superar a fragmentação das políticas educacionais.
Base Nacional Curricular Comum (BNCC)
O uso da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) é obrigatório para elaborar propostas pedagógicas e currículos escolares para distintos graus de escolaridade no Brasil.
Na prática, a BNCC define o conjunto de aprendizagens categorizadas como essenciais que os alunos devem ter ao longo de toda escolaridade básica, o que contribui para formação de melhores cidadães.
Segue enunciado completo:
“Referência nacional para a formulação dos currículos dos sistemas e das redes escolares dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios e das propostas pedagógicas das instituições escolares, a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) integra a política nacional da Educação Básica e vai contribuir para o alinhamento de outras políticas e ações, em âmbito federal, estadual e municipal, referentes à formação de professores, à avaliação, à elaboração de conteúdos educacionais e aos critérios para a oferta de infraestrutura adequada para o pleno desenvolvimento da educação”. Assim, entre outros objetivos este documento visa. Desmembrar entre Estados, Distrito Federal e Municípios a iniciativa para a formação de uma base curricular individual. Permitir a concepção deliberada do projeto pedagógico das instituições de ensino. Considerar como de livre iniciativa a concepção de parâmetros curriculares. Ajudar a superar a fragmentação das políticas educacionais. Institucionalizar a adoção de uma organização curricular inalterável e inadaptável.
Saiba mais obre BNCC em: https://brainly.com.br/tarefa/46714392
#SPJ2