História, perguntado por Lucas4871, 11 meses atrás

qual das leis abolicionistas não agradou ao movimento abolicionista pq

Soluções para a tarefa

Respondido por sabrinasilveira78
7
Podemos destacar duas leis abolicionistas que não agradaram ao movimento abolicionista:


Lei do Ventre Livre - primeira lei abolicionista do país, aprovada em 1871, determinava que todos os filhos de escravas, nascidos após a promulgação desta lei, seriam livres. No entanto, cada escravo "beneficiado" por esta lei deveria trabalhar na propriedade em que havia nascido até completar 21 anos de idade.


Esta foi uma lei que apenas amenizou a problemática da escravidão, recebendo assim inúmeras críticas negativas por parte dos abolicionistas.


O ponto principal de crítica a esta medida era de que os escravos “libertos” seriam obrigados a trabalhar para seus “donos” pelo período mais produtivo de sua vida; sendo explorados até a exaustão pelos senhores.


Lei dos Sexagenários - esta lei, aprovada em 1885, concedia a liberdade aos escravos com mais de 65 anos de idade.

 

Assim como a Lei do Ventre Livre, esta lei também recebeu inúmeras críticas negativas por parte dos abolicionistas, visto que um escravo raramente chegava a esta idade, devido às condições de trabalho desumanas pelas quais passava durante sua vida. 


Alem disso, libertar esses escravos era um ganho para seus proprietários, uma vez que eram escravos improdutivos e ainda demandavam "gastos" com alimentação, ainda que pouca.


Vale lembrar que a expectativa de vida de um escravo neste período era em torno de 40 anos de idade.

 

Esta lei acabava por beneficiar os proprietários de escravos, pois se livravam de trabalhadores pouco produtivos, cansados e doentes, economizando assim em alimentação e moradia.

Respondido por LucasFernandesb1
3

Olá,

Lei dos Sexagenários:

Definia que os escravos com 60 anos seriam livres, mas em alguns casos, quando o escravo ainda demonstrava aptidão ao trabalho, continuava trabalhando até os 65 antes de receber a liberdade. Assim, os proprietários eram beneficiados por não ter que arcar com moradia e alimentação de escravos velhos que não conseguiam sequer trabalhar.

Lei do Ventre Livre:

Previa que os escravos recém-nascidos seriam livres, mas teriam que trabalhar até os 21 anos para o seu senhor. Isso diminuiria a população escrava e contribuiu para encaminhar o processo de abolição.

Espero ter ajudado :-) Bons estudos.

Perguntas interessantes