qual característica evolutiva os nematelmintos passarão a ter em relação aos platelmintos ?
Soluções para a tarefa
Os nematelmintos são vermes cuja forma do corpo é cilíndrica, com as extremidades mais finas. Os platelmintos possuem corpo achatado de simetria biradial e cefalizados.
Os nematelmintos assim como os platelmintos podem ocupar diversos habitats aquáticos ou terrestres, podendo ser vermes parasitas ou de vida livre.
Ao contrário dos platelmintos, os nematelmintos apresentam sistema digestório completo, ou seja, com boca e ânus. Esta é a principal novidade evolutiva dos nematelmintos.
Geralmente são dióicos e se reproduzem sexuadamente e a fecundação é interna. Muitas vezes as diferenças morfológicas entre o macho e a fêmea podem ser facilmente identificadas.
No caso se alguns nematemintos parasitas humanos, o macho apresenta tamanho reduzido em relação a fêmea, além de possui um gancho em sua extremidade inferior que é utilizado no acasalamento.
Além disto, os nematelmintos são pseudocelomados, enquanto os platelmintos são acelomados.
Outro aspecto que diferencia os nematelmintos do filo anterior é o tamanho dos vermes. Os nematelmintos podem alcançar tamanhos maiores. Isto se deve a presença de uma cavidade no corpo.
A cavidade no corpo promove aumento de espaço interno, que permite alojar melhor os órgãos. Além disso, como a cavidade encontra-se preenchida por um líquido, este pode exercer a função de um esqueleto hidráulico, auxiliando na sustentação de um verme de maiores dimensões;
Resposta:
Características dos nematelmintos
Os nematelmintos são organismos com corpo cilíndrico e delgado, com duas novidades evolutivas em relação aos platelmintos: um tubo digestório completo e a chamada pseudoceloma (blastoceloma), uma cavidade corporal parcialmente revestida por mesoderma, um precursor da pele.
Estrutura corporal
Os nematódeos são organismos com uma estrutura fisiológica relativamente simples. Se olharmos no todo, seus corpos parecem um cilindro dentro do outro. A estrutura cilíndrica interna é um intestino, um tubo que tem inicio na boca e termina no ânus, na extremidade oposta.