qual afirmação está de acordo com o conteúdo da estrofe abaixo?
E assim nas calhas de roda
Gira, a entreter a razão,
Esse comboio de corda
Que se chama coração.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O poeta é descrito como um fingidor, mas isso não significa que ele seja um mentiroso ou dissimulado, mas um ser capaz de se transformar nos próprios sentimentos, por isso utiliza a metáfora do poeta como um fingidor.
Explicação:
Uma psicografia consiste numa representação de fenômenos psíquicos ou na descrição psicológica de alguma pessoa. "Auto", por sua vez, é um termo usado para designar quando nos referimos a nós mesmos transmitindo a noção de si próprio.
Desta forma, é possível dizer que com a palavra "autopsicografia", o autor pretende abordar algumas das suas características psicológicas. O poeta mencionado nesta obra poética é, portanto, o próprio Fernando Pessoa.
Na primeira estrofe é possível verificar a existência de uma metáfora que classifica o poeta como um fingidor. Isso não significa que o poeta seja um mentiroso ou alguém dissimulado, mas que é capaz de se transformar nos próprios sentimentos que estão dentro dele. Por essa razão, consegue se expressar de maneira única.
Espero ter ajudado...
A afirmação que está de acordo acordo com a estrofe apresentada na questão é:
alternativa c) Nesta estrofe está presente a dicotomia emoção/razão, presente no cotidiano do poeta.
Para entender a resolução da questão precisamos conhecer o significado da palavra dicotomia.
A dicotomia é uma partição de um todo em duas partes, ou seja, a oposição entre duas coisas.
Nesse sentido, podemos observar na estrofe apresenta o uso de duas expressões importantes: razão e coração.
Essas expressões são opostas, já que quem pensa com a cabeça é racional e quem pensa com o coração é emocional, portanto, dois estados distintos (emocional x racional). Temos aí uma dicotomia.
Aprenda mais sobre literatura brasileira em:
brainly.com.br/tarefa/18783855