Qual a relação existente entre saneamento básico, práticas de higiene e desnutrição infantil? Como o conhecimento sobre os parasitas intestinais pode auxiliar no direcionamento de estratégias para o combate a desnutrição?
Estima-se que aproximadamente 130 milhões de brasileiros apresente algum tipo de parasita intestinal. A presença destes parasitas, aliado a condições precárias de saneamento básico, condições socioeconômicas e falta de conhecimento da população, possibilita o aparecimento de quadros de déficit nutricional, principalmente em crianças, tornando-se um sério problema de saúde pública. Uma vez que a maioria destas parasitoses pode ser evitada por habitos corretos de higiene, a conscientização da população se torna essencial para a mudança da incidência dos casos de infecção e desnutrição.
ALVES, Luiz Fernando de Souza; TIBURCIO, Vanessa Graciele; LUPEPSA, Luara. Parasitologia. Maringa-PR: UNICESUMAR, 2021. 272 p.
Imagine que você faz parte de uma equipe do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), e tem acompanhado o desenvolvimento nutricional de crianças atendidas no núcleo. Exames laboratoriais determinaram que para uma significativa porcentagem dos pacientes, havia uma relação direta entre o déficit nutricional e a presença de parasitas intestinais, principalmente, Ascaris lumbricoides. A equipe decidiu então montar uma palestra informativa sobre a Ascaridiase direcionada para as famílias atendidas, com a finalidade de prevenir este tipo de infecção.
Com base nos conhecimentos e estudos adquiridos no decorrer da Disciplina de Parasitologia, quais aspectos você considera relevantes para uma palestra de conscientização sobre a Ascaridíase? Quais medidas as famílias conscientizadas deveriam adotar para prevenir a contaminação com o Ascaris lumbricóides?
Uma das áreas de atuação do nutricionista, está relacionada diretamente com a Assistência e Educação Nutricional Individual e Coletiva, englobando desde a importância dos componentes da alimentação, até o cuidado e preparo dos alimentos. Neste aspecto, deve-se abordar os mecanismos de transmissão e infecção através dos alimentos, bem como os procedimentos que devem ser adotados para sua prevenção.
Com todas as informações expostas acima, é hora de agir! Nesta atividade você, atuando como Nutricionista da equipe do NASF, será o responsável por ministrar a palestra educativa idealizada. Você deverá pensar na estrutura da palestra, abordando os conceitos essenciais para que os ouvintes possam conhecer a Ascaridíase e desenvolver os conhecimentos necessários para adotar práticas que previnam futuras infecções por este parasita.
Para esta etapa da atividade você deverá realizar a leitura da unidade 4 Nematoides Parasitos do Homem.
Com este objetivo, você deverá analisar, pesquisar e responder cada item apresentado a seguir, com a finalidade de estruturar a palestra. Apresente as respostas no formato de texto.
a) Explique o que são helmintos e apresente a relação do Ascaris lumbricoides com este grupo de animais.
b) Apresente as principais características da parasitose: Ascaridíase.
c) Descreva as características que permitem reconhecer o Ascaris lumbricoides, e explique como se dá infecção por este verme.
d) Explique como é feito o diagnóstico de Ascaridíase e descreva como deve ser realizado o tratamento para a doença.
e) Apresente quais procedimentos indicaria como estratégia de educação em saúde para prevenção da Ascaridíase e determine qual é a relação destes com os alimentos.
""Não trabalho com sistema de venda de Mapas cópia e cola, faço mapas para cada aluno"" Se informe ! Whats 47-99617-9761
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) Os helmintos são animais que de vida parasitária que podem ser divididos em duas filos: Platelmintos e Nematelmintos. Por serem parasitas, não conseguem sobreviver sem um hospedeiro, necessitando de nutrientes já semidigeridos para que o seu metabolismo se mantenha ativo. A Ascaris Lumbricoides é uma espécie da filo Nematelmintos.
b) A parasitose ascaridíase provoca:
- diarreia;
- perda de peso por desnutrição;
- em casos mais graves, obstrução intestinal;
- cólicas;
- náuseas;
- febre;
- dores abdominais.
c) A ascaridíase é causada pela Ascaris lumbricoides, e é popularmente chamada por lombriga. Tem como habitat o intestino delgado, e tem mais ocorrências nas regiões em que saneamento básico é precário, pois a contaminação se dá pela ingestão de ovos, geralmente encontrados no solo, água, alimentos e mãos que tiveram contato com fezes humanas contaminadas.
d) O diagnóstico pode ser realizado apenas por avaliação dos sintomas, e ainda, por meio de exame de fezes. O tratamento consiste no uso de remédios antiparasitários.
e) Os procedimentos a serem seguidos são simples e eficazes:
- Lavar bem os alimentos antes do consumo;
- Preferência à alimentos cozidos;
- Lavar sempre as mãos;
- Manter o local de preparação dos alimentos limpo;
- Beber apenas água filtrada;
- Manter a higiene pessoal em dia.
""Não trabalho com sistema de venda de Mapas cópia e cola, faço mapas para cada aluno"" Se informe ! Whats 47-99617-9761